Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 32° C
22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 33° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 36° C

GNR pede ajuda a padres para prevenir burlas a idosos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os padres da vigararia de Alcobaça-Nazaré receberam uma ação de formação da GNR sobre como precaverem as suas paróquias e fiéis de burlas e assaltos, sendo considerados “um parceiro útil” para fazer chegar, sobretudo à população mais idosa, uma série de recomendações e cuidados a ter.
Padres receberam formação da GNR para transmitirem aos idosos/foto Carlos Barroso

“O intuito da GNR é que nós, párocos, ajudemos a divulgar medidas de prevenção de burlas. É sempre bom que quem tenha alguma influência sobre a população esteja informado, para assim poder também ajudar as pessoas”, revelou o vigário de Alcobaça e Nazaré, e pároco da Benedita, Armindo Reis.

Segundo o vigário, “em encontros e mesmo no diálogo com as pessoas podemos passar algumas destas mensagens”.

“É frequente que nos apareçam indivíduos com histórias a pedir ajuda para pessoas deficientes ou com a justificação de que estão desempregados. Andam de terra em terra com estas histórias bem montadas”, contou.

O próprio Patriarcado alertou as paróquias para situações que configuram eventuais burlas, como é o caso do aproveitamento de espaços religiosos para ações de venda a coberto de supostas iniciativas humanitárias.

“As paróquias são alvo dessas tentativas de burla quando nos contactam para cedermos os salões paroquiais para serem feitos rastreios de saúde quando na verdade o objetivo é fazer vendas de artigos por valores inflacionados através de um marketing agressivo”, relatou Armindo Reis.

Para o padre Francisco Cosme, que desempenhou funções 21 anos na Benedita e que agora colabora com a vigararia, que abrange doze paróquias do concelho de Alcobaça e três da Nazaré, esta ação de sensibilização dos padres da paróquia por parte da GNR “é extraordinária e muito oportuna”.

“Tenho conhecimento de casos de idosos burlados e os padres têm um papel importante para evitar alguns deles”, sublinhou.

Segundo o Destacamento da GNR das Caldas da Rainha, a maioria dos burlões faz-se passar por funcionários da Segurança Social ou de serviços de água, luz, correios e bancos, ou por pretensos amigos da família ou até mesmo por familiares afastados. “Inventam de tudo para entrarem nas casas e roubarem artigos ou para levar os idosos a dar-lhes dinheiro de forma ingénua”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Macroalga da costa de Peniche pode retardar envelhecimento da pele

Os extratos enriquecidos em florotaninos e outros componentes obtidos a partir de uma macroalga recolhida na costa de Peniche apresentam um marcado efeito inibidor sobre as enzimas colagenase e elastase, responsáveis pela degradação da matriz da pele e diretamente relacionadas com o processo de envelhecimento cutâneo, aponta uma investigação levada a cabo por uma equipa do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria. A investigação originou um pedido de patente, que foi agora aprovada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

alga

2500 pessoas em corrida de toiros mista

Mais de 2500 pessoas (mais de dois terços da lotação) assistiram na praça do Sítio da Nazaré, na noite do passado sábado, ao regresso a esta arena das corridas de toiros mistas, nas quais existem toureio a cavalo e toureio a pé.

sitio 1

Casal cultivava canábis em casa

Um homem de 48 anos e a sua companheira, de 40 anos, foram constituídos arguidos, após o desmantelamento de uma estufa de canábis no concelho do Bombarral.

apreensao