O surgimento de resultados de análises anormais “tem de ser encarado com total responsabilidade, sendo sempre preferível suspender a atividade e realizar as intervenções que se revelem necessárias, a bem da segurança dos utentes”.
É a resposta ao comunicado do PS das Caldas da Rainha, que exigiu uma “investigação criteriosa sobre o aparecimento de bactéria no Hospital Termal”,
“O conselho de administração tem tido uma postura de abertura e de total disponibilidade para esclarecer todas as questões relacionadas com a vida do Centro Hospitalar Oeste Norte, defendendo sempre que as questões no âmbito da argumentação político-partidário devem ficar à porta do Hospital. Como tal, o Conselho de Administração convidou já a nova presidente da Comissão Política Concelhia do PS para uma reunião para abordar esta e quaisquer outras questões que entenda”, revela.
Relativamente ao Hospital Termal, assegura que “estão e sempre estiveram a ser cumpridos todos os procedimentos em conformidade com a Lei, designadamente as análises microbacteriológicas semanais, de pesquisa de legionella trimestrais e físico químicas quadrimestrais. Existe registo de toda a informação, que é pública e está disponível para consulta por qualquer cidadão que na mesma tenha interesse”.
Segundo o conselho de administração, “a equipa de desinfeção do Hospital Termal tem mantido todos os procedimentos e boas práticas, dado que o número de efetivos não veio alterar em nada este setor”.
Respondendo à interrogação sobre que estratégia de promoção das Termas tem sido desenvolvida, o conselho de administração indica que “tem realizado uma série de ações com vista a dar visibilidade às vantagens do Hospital Termal. Exemplo disso é a participação de colaboradores do Centro Hospitalar em programas/entrevistas de rádio, reuniões com clínicos gerais de Centros de Saúde para divulgação dos benefícios do termalismo, comunicados na imprensa local sobre as datas de reabertura e encerramento das atividades, bem como um programa de televisão. Mais do que palavras vãs, tem o atual conselho de administração procurado realizar ações concretas de promoção desta unidade, porventura sem paralelo na história recente desta unidade hospitalar”.
Francisco Gomes
0 Comentários