Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Demolição de depósitos de água do Bom Sucesso na Assembleia da República

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, Odete João, Basílio Horta e João Paulo Pedrosa, fizeram na Assembleia da República um requerimento à ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, questionando a intenção do Município de Óbidos efetuar a demolição dos depósitos de água do Bom Sucesso, cujos prédios estão registados no Património Municipal.
Os depósitos que estão no centro da polémica

Segundo os socialistas, os depósitos de água têm os valores de 1.106.865,00 euros e 36.030,00 euros, respetivamente, e existem informações contraditórias quanto à data de construção dos referidos depósitos e a proveniência do seu financiamento.

Segundo declarações do vice-presidente da autarquia, os depósitos foram construídos em 1988. A Comissão de Moradores do Bom Sucesso afirma que os depósitos foram construídos com comparticipação de fundos comunitários em meados da década de 90.

A Câmara Municipal de Óbidos recebeu as taxas no valor de 7,5 milhões de euros, provenientes do levantamento do alvará de um empreendimento turístico aos depósitos de água.

No final do ano transato foram feitas obras de conservação nos depósitos. A autarquia justifica, agora, a demolição e a construção de novos depósitos pelo facto de ficarem a cargo do promotor do empreendimento.

“Os depósitos foram ou não comparticipados por fundos comunitários? No caso de terem, quais as condições para poderem ser demolidos? Pode existir nova comparticipação comunitária para a construção de novos depósitos?”, interrogaram os deputados.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.