Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 22° C

Pais e professores pintam salas da escola do Bairro da Ponte

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As salas da escola primária do Bairro da Ponte foram pintadas por um grupo de encarregados de educação e professores, mas a direção da escola não se mostrou disponível para deixar entrar jornalistas para recolherem imagens ou testemunhos dessa ação de limpeza, que foi elogiada pela autarquia. Uma estação de televisão também quis fazer reportagem e ninguém autorizou.
pais e professores fizeram diversos trabalhos/foto Carlos Barroso

O JORNAL das CALDAS contactou o agrupamento de Santo Onofre, mas aí ninguém quis falar, nem mesmo explicar que estava em curso uma reorganização do agrupamento, que levou à fusão com a escola Raul Proença, algo que só soubemos no próprio dia. Contactámos então o presidente do conselho executivo, que se mostrou surpreendido com a ação e não querendo interferir no que foi decidido antes de ter tomado posse (um dia antes), pediu para prestar esclarecimentos durante esta semana, até porque a ação dos pais continua no dia 14 de julho. Na escola primária, fomos recebidos por alguns pais e professores que não quiseram adiantar muitos detalhes, porque não se encontrava no estabelecimento a docente responsável, pelo que só nos foi possível recolher qualquer informação. Contactado o presidente da associação de pais do agrupamento de Santo Onofre, este mostrou-se pouco agradado com a forma como foi publicitada a iniciativa, escusando-se a comentar mais a ação. Segundo a agência Lusa, que difundiu a informação, o grupo de pais, professores de alunos da escola básica do Bairro da Ponte, voluntariaram-se para reparar e pintar as salas de aulas onde as infiltrações no telhado provocaram problemas de humidade. “A obra deveria ser feita pela câmara, mas são os nossos filhos que passam os dias nas salas e portanto vamos fazer nós a reparação e a pintura”, disse à agência João Cascão, um dos voluntários. A reparação foi primeiro solicitada à câmara, mas a autarquia alegou não ter meios para efetuar os trabalhos. “Gostaríamos de responder a todas as solicitações, mas a câmara não tem meios para fazer todas as obras em todas as escolas onde são pedidas e temos que agir de acordo com as prioridades”, afirmou Tinta Ferreira, vereador da Educação na Câmara das Caldas da Rainha. A autarquia disponibilizou-se, no entanto, “para comparticipar na compra das tintas”, orçadas em mais de dois euros, e que foram adquiridas pela associação de pais. A pronta resposta dos pais levou à organização de uma quermesse para angariação de fundos para a compra de materiais, que rendeu à escola 560 euros, e que permitiu avançar já esta semana com a reparação do telhado. A pintura das oito salas de aula prossegue no próximo sábado e contará com mais de duas dezenas de voluntários que disponibilizarão fitas isoladoras, rodos, andaimes e todos os materiais necessários à pintura das salas. A mãe de uma aluna do terceiro ano assegurou a refeição para todos os voluntários no primeiro sábado e, no segundo, serão os professores a oferecer o almoço. Em declarações à Lusa, Tinta Ferreira, considerou “salutar” que “a comunidade se envolva na procura das melhores condições” e adiantou que a autarquia irá “contribuir com um funcionário” para ajudar nas tarefas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística

O Teatro da Pessoa, numa parceria com a Junta de Freguesia das Gaeiras e o Município de Óbidos, organiza a II edição do Barómetro - Festival de Intervenção Cultural e Artística, que acontecerá no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, de 12 a 19 de maio.

Rute Silva apresenta livro

O auditório municipal Casa da Música, em Óbidos, é palco no dia 18 de maio, pelas 17h30, da apresentação do livro “Diário de Hodgkin”, de Rute Silva.

rute