Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Associação caldense realiza exposição sobre artefactos fálicos em varandas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Os artefactos fálicos são recorrentes em todas as civilizações, desde as épocas mais remotas. Com função mágica, ritual, profilática, erótica e pornográfica, estão presentes sob as mais diversas expressões culturais no mundo contemporâneo. Em Lisboa, surpreendentemente, um número significativo de grades de ferro forjado, através dos seus padrões fálicos, trazem à memória referências de uma Lisboa do século XIX, licenciosa e libertina”, descreve Conceição Colaço, presidente da Tesouros Verdadeiros - Associação para o Desenvolvimento e o Património, com sede nas Caldas da Rainha.
Grades de ferro forjado com padrões fálicos

“Corresponderiam estas grades a sinais indicadores ou identificadores, por exemplo, de casas de prostituição, tal como hoje se julga que funcionavam os sinais fálicos no chão de Pompeia? Ou tratar-se-ia de simples acaso a escolha destes padrões como ornamento, não correspondendo a qualquer função identificadora?”, deixa a interrogação.

Para Conceição Colação, “o apelo a uma exploração lúdica dos lugares, com base numa associação de ideias criativa destes artefactos com referências literárias (Lisboa) e cerâmicas (Caldas da Rainha), foi irresistível”.

“O desafio que, há um ano, lancei a diversos artistas e artesãos, no âmbito do protocolo de cooperação cultural realizado entre a Tesouros Verdadeiros – Associação para o Desenvolvimento e o Património e a Cultartis – Associação para a Cultura das Artes, deu plenamente os seus frutos com a realização dos trabalhos que integram o programa da exposição proposta, onde se inclui a produção de uma brochura com um texto de apresentação, a catalogação das peças, biografias e ilustração das obras expostas”, relata.

Com fotografias de Conceição Colaço, Fátima Lino e Maria Bairrão, a mostra “Lisboa libertina do século XIX através das grades de ferro forjado” é uma exposição online que pode ser vista na Internet no endereço https://sites.google.com/site/tesourosverdadeirosexposicoes.

Na vertente de criação plástica, participam Alcida Morais (Desenho | Pintura | Técnicas mistas), Anunciação Gomes (Bordados), Francisco Mendes (Cerâmica), Inês Timóteo (Bordados), Madail Mendes (Cerâmica), Maria Bairrão (Pintura), Nuno Costa (Cerâmica | Técnicas mistas), Viriato da Silveira (Desenho) e Vítor Henriques (Cerâmica).

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Motoclube Star Riders realizou evento solidário Egg Run

O Moto Clube Star Riders Portugal dedicou a sua iniciativa solidária Egg Run 2024 a cerca de 80 crianças e jovens da Ordem do Trevo (OT) e do Centro de Educação Especial Rainha D. Leono (CEERDL).
A festa, com direito a animação e almoço, decorreu no dia 21 de abril na Expoeste. Além da entrega de bens alimentares, roupa, artigos de higiene, material escolar e brinquedos, as crianças e jovens também realizaram um “batismo motard”, com um passeio de motorizada. Para muitos, foi a primeira vez que andaram de mota.

ordem

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe