Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Arraial convívio assinalou 84º aniversário da Misericórdia

Rui Miguel/Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para comemorar o seu 84º aniversário, a Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha realizou no passado dia 30 um arraial convívio, no terreno onde irá ser feita a obra de ampliação. Música, churrasco, barraquinhas e muita animação marcaram o evento.
Beatriz Aniceto foi a primeira menina a entrar no internato feminino em 1942/foto Rui Miguel

Para além da atuação dos idosos, houve outros momentos musicais, com Vanessa, Marcela, Tok Fatal e Zeferino Silvestre.

A Câmara montou as estruturas e alunos de animação sócio-cultural ajudaram a realizar o evento. Foi o caso de Walter Morais, que está a estagiar na Misericórdia, através da Escola Secundária Raul Proença. “Estamos a fazer alguns projetos para os idosos, para se animarem um bocado, para não estarem sempre a pensar na vida”, disse ao JORNAL DAS CALDAS.

O grupo motard São Rafael também esteve presente. “Fomos convidados pelo Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco, a quem temos vindo a ajudar, nomeadamente, com os pais natais e entrega de material didático”, referiu Paulo Gomes, presidente do grupo.

Na altura dos discursos, Lalanda Ribeiro, provedor da Misericórdia, recordou que há dias foi lançada a primeira pedra da obra de ampliação.

“É a primeira vez que estamos a fazer uma festa deste tipo e num espaço que tem muito significado para nós, porque é aqui que se vai construir a ampliação da obra da Misericórdia”, destacou.

“Estamos a terminar os festejos com este arraial para o qual os colaboradores, sócios e utentes ajudaram”, indicou o provedor, que se sente orgulhoso por dar emprego a 110 pessoas. “É uma grande casa”, exclamou.

No evento foi homenageado o médico Roque Mazarelo, que durante largos anos prestou assistência aos utentes, tendo-lhe sido entregue uma lembrança – um quadro feito pelos utentes do lar de idosos. Beatriz Aniceto, a primeira menina que viveu no internato feminino, veio da Sertã para ser homenageada. “Foi a minha casa desde 1942, quando tinha 8 anos”, recordou, revelando que se tornou enfermeira depois de sair da Misericórdia. Ofereceu à instituição um talher para partir o bolo de aniversário e uma fotografia tirada na Misericórdia quando tinha 10 anos.

O presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Vasco Oliveira, elogiou o trabalho da Misericórdia e também ofereceu uma prenda.

Os deputados na Assembleia da República Maria da Conceição e Manuel Isaac, marcaram também presença. A deputada, igualmente vereadora com o pelouro da ação social, vincou que a Misericórdia “sempre foi uma referência nas Caldas como uma casa de portas abertas e de bem fazer. Quando há alguma necessidade é a primeira porta à qual vimos bater. É uma casa de solidariedade e que permite, por exemplo, sucessos às meninas do internato que vão para cursos superiores e conseguem ter um projeto de vida”.

Rui Miguel/Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.