Jorma Savolainen, responsável técnico da empresa finlandesa (AW Energy) que concebeu a tecnologia, afirmou que estão a ser feitos ensaios dentro do porto de abrigo de Peniche, para a equipa de mergulhadores se ambientar e para verificar todo o sistema de fundear a estrutura. A plataforma metálica de 40 metros, composta por três pás verticais gigantes, vai ser fundeada a 20 metros de profundidade e a 500 milhas da praia da Almagreira. A tecnologia “waveroller” é um protótipo único no mundo, concebido à escala real, e vai permitir produzir eletricidade a partir do movimento das ondas, com pás que oscilam debaixo de água com o movimento das ondas e que conseguem produzir por hora até 100 killowatts (kw) cada uma, o que vai permitir abastecer entre 40 a 60 habitações. O responsável deseja que, dentro de três anos, a empresa passe para a parte pré-comercial do projeto, com a instalação de mais 500 kw, o equivalente a mais cinco pás, estimando-se que continue a crescer, até que fique criado um grande parque de energia das ondas.
Produção de energia das ondas prestes a arrancar em Peniche
2 de Julho, 2012
O primeiro protótipo mundial para produzir energia através das ondas está a ser concluído nos Estaleiros Navais de Peniche (ENP), depois de terem sido colocadas pás gigantes para começar a fabricar eletricidade ao largo da praia da Almagreira, em Peniche.
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Obras vão melhorar segundo edifício da ESAD.CR
A melhoria do conforto e da segurança são o principal objetivo das obras de reabilitação do Edifício Pedagógico 2 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), que vão custar cerca de 492 mil euros, pagos pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Cadaval Jazz & Mais
O “Cadaval Jazz & Mais” decorreu no passado dia 29, na Praça da República, no Cadaval, com cinco atuações de diferentes grupos musicais, todos eles ligados ao jazz.
Crimes contra o património levam à prisão
Um jovem de 24 anos deu entrada no estabelecimento prisional das Caldas da Rainha no passado dia 27 para cumprimento da pena de prisão de dois anos e oito meses, à qual havia sido condenado por crimes contra o património.
0 Comentários