Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
16° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
16° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Assembleia Intermunicipal aprova moção em defesa da Saúde no Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Intermunicipal da OesteCIM, reunida no passado dia 15, colocou à votação uma moção sobre a Saúde na Região Oeste, subscrita pelos grupos parlamentares presentes - PS, PSD e CDU - a qual foi aprovada por unanimidade.
Reunião da OesteCIM, nas Caldas

“Qualquer estratégia que se possa traçar para a organização das respostas hospitalares na região tem que forçosamente ser construída a partir dos reais interesses das populações e dos direitos que constitucionalmente lhes estão garantidos”, defende a moção.

“A Região Oeste atravessa um momento decisivo da sua história, no que diz respeito aos cuidados de saúde das suas populações, com contornos preocupantes relativamente à qualidade e capacidade de resposta que hoje é disponibilizada aos cidadãos. Na realidade, e sem que se conheça uma estratégia consequente, temos vindo a assistir à desarticulação dos serviços que, nalguns casos, atinge mesmo um patamar de rutura iminente. As unidades hospitalares, progressivamente descapitalizadas de meios e recursos humanos com a consequente degradação do serviço prestado, veem claramente comprometida a sua missão”, lê-se no documento.

Os autarcas intermunicipais afirmam que “não rejeitamos a necessidade de introduzir mudanças, no sentido de rentabilizar recursos, melhorando a capacidade de resposta para as pessoas que procuram o hospital e os cuidados de saúde de um modo geral. Mas defendemos uma mudança criteriosa assente na otimização da organização dos serviços hospitalares e na construção de sinergias regionais e não através do encerramento de serviços, da diminuição da capacidade de internamento ou da mudança de especialidades”.

A Assembleia Intermunicipal da OesteCIM solicita a cessação imediata das alterações que têm vindo a ser introduzidas nas unidades hospitalares e recomenda que seja retomado e aprofundado o processo de diálogo com as populações, designadamente através do envolvimento das autarquias e da Plataforma Oestina das Comissões de Utentes da Saúde.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.