Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

“XI Semana da Floresta” recriou fabrico do gelo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Terminou no dia 23 de março a XI Semana da Floresta, iniciativa que envolveu mais de 1200 crianças do Cadaval, e cerca de 300 oriundas de fora do concelho, em atividades de sensibilização florestal em Montejunto. Os diversos grupos estudantis participaram também na recriação do funcionamento da Real Fábrica do Gelo – monumento nacional setecentista, […]
XI Semana da Floresta recriou fabrico do gelo

1500 crianças participaram na iniciativa

Terminou no dia 23 de março a XI Semana da Floresta, iniciativa que envolveu mais de 1200 crianças do Cadaval, e cerca de 300 oriundas de fora do concelho, em atividades de sensibilização florestal em Montejunto. Os diversos grupos estudantis participaram também na recriação do funcionamento da Real Fábrica do Gelo – monumento nacional setecentista, existente naquela serra. A iniciativa lúdico-pedagógica, promovida anualmente pela Câmara Municipal do Cadaval, fecha esta sua décima primeira edição com um balanço muito positivo, a julgar pelo grau de participação e entusiasmo proporcionado às crianças participantes, mas também pelo impacto mediático conseguido, sobretudo, com a recriação do fabrico e transporte do gelo de Montejunto. Para além da participação de mais de 1200 crianças do pré-escolar ao segundo ciclo cadavalense, cerca de 300 estudantes oriundos dos concelhos de Azambuja e Caldas da Rainha quiseram, este ano, acompanhar a iniciativa. Como em anos anteriores, as crianças subiram à serra de forma escalonada, ao longo de oito dias de atividades que incluíram, numa primeira parte, plantação de árvores bem como explicações e demonstrações sobre a floresta, (com o apoio de uma equipa local de sapadores florestais). Num segundo momento do percurso, a pequenada pôde realizar um circuito de recriação da Real Fábrica do Gelo. Os diversos grupos de alunos tiveram oportunidade de passar pelas diferentes estruturas do setecentista complexo fabril, contactando com diferentes personagens que entravam, outrora, no processo de funcionamento da Real Fábrica, nomeadamente na produção, recolha, armazenamento e embalamento do gelo, ancestralmente utilizado na confeção de sorvetes e refresco de bebidas. O percurso incluiu ainda a recriação do transporte do gelo até Lisboa, primeiro no dorso de um burro e depois num “barco da neve”, com a travessia simulada do Tejo (que teve lugar na lagoa de Montejunto). O trajeto das crianças culminou com a simulação do descarregamento do gelo junto à portada do “Martinho da Arcada” – um dos principais cafés lisboetas abastecido, nos sécs. XVIII e XIX, pelos carregamentos de gelo provindos de Montejunto, a par da própria Corte, que também não o dispensava, em especial nos dias quentes de verão. Todas as atividades da Semana da Floresta foram, como habitualmente, monitorizadas por funcionários municipais, contando também com a intervenção de sapadores da APAS Floresta. As crianças foram ainda acompanhadas por professores, educadores e auxiliares, tendo o município assegurado o transporte dos grupos de crianças à serra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.