Q

Previsão do tempo

19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
19° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Iniciativas assinalam 500 anos do Livro do Compromisso do Hospital

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No âmbito das comemorações dos 500 anos da Assinatura do Livro do Compromisso do Hospital de Nossa Senhora do Pópulo, pela Rainha D. Leonor, o Museu do Hospital e das Caldas preparou um conjunto de iniciativas que se iniciaram no passado dia 14 e se estenderão ao longo do corrente ano. Em desenvolvimento pelo Museu, […]

No âmbito das comemorações dos 500 anos da Assinatura do Livro do Compromisso do Hospital de Nossa Senhora do Pópulo, pela Rainha D. Leonor, o Museu do Hospital e das Caldas preparou um conjunto de iniciativas que se iniciaram no passado dia 14 e se estenderão ao longo do corrente ano. Em desenvolvimento pelo Museu, será inaugurada no dia 20 de julho a exposição “O Livro do Compromisso”, no Museu do Hospital e das Caldas. Está a ser ainda preparada uma reedição da obra “O Livro do Compromisso do Hospital de Nossa Senhora do Pópulo”, acompanhada de um estudo crítico e comparado do mesmo pela historiadora Lisbeth Rodrigues, que será apresentada durante o decorrer da exposição. Ainda nesse âmbito, mensalmente, acontecerão os denominados “À mesa com o hospital termal”, onde entre pratos e garfos se proporcionará aos participantes a oportunidade de conhecer melhor o Livro do Compromisso. Todos os meses um convidado explorará as diversas vertentes deste documento. O primeiro “À mesa com o hospital termal” será no dia 20 de abril, pelas 20h30, na antiga Lavandaria do Hospital. As inscrições podem ser feitas no Museu do Hospital e das Caldas. A 18 abril – Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – haverá uma visita noturna, a partir das 21h, no Largo do Hospital Termal. O Livro do Compromisso do hospital apresenta-se como um conjunto de princípios regulamentares e definidores de um modelo organizacional impar na História das Ciências da Saúde Portuguesa. Este documento, datado de 1512 e assinado pela própria D. Leonor, reflete as intenções e os desejos que D. Leonor tinha no que concerne à gestão do hospital; serviu de documento modelo ao quotidiano da instituição, tendo sido lido e referido em vários momentos durante o período de funcionamento do hospital. Manter-se-ia em vigor até ao reinado de D. José I, momento no qual foi reformulado, por ação direta do Marques de Pombal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.