Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 22° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
15° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Utentes de Alcobaça defendem ligação ao hospital de Leiria

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais de nove mil assinaturas a exigir a manutenção da atividade do hospital de Alcobaça e a referenciação dos doentes daquela unidade para o hospital de Leiria foram entregues na passada sexta-feira na câmara de Alcobaça pela comissão de utentes que a lançou. “Queremos sensibilizar a câmara para as nossas pretensões e saber por parte […]

Mais de nove mil assinaturas a exigir a manutenção da atividade do hospital de Alcobaça e a referenciação dos doentes daquela unidade para o hospital de Leiria foram entregues na passada sexta-feira na câmara de Alcobaça pela comissão de utentes que a lançou. “Queremos sensibilizar a câmara para as nossas pretensões e saber por parte do presidente qual a recetividade que tem tido nas diversas reuniões com a tutela”, disse à Lusa Ana Valverde, médica no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira e membro da comissão de utentes de saúde dos concelhos de Alcobaça e Nazaré. A petição, lançada após uma reunião pública efetuada no início de março, reúne “cerca de nove mil assinaturas”, a serem entregues à autarquia, ao Ministério da Saúde e à Assembleia da República. Os signatários contestam as medidas que a Administração Regional de Lisboa e vale do Tejo (ARSLVT) pretende implementar no âmbito da reforma dos cuidados hospitalares do Oeste, que prevê a fusão do Centro Hospitalar Oeste Norte (onde se integra o Hospital de Alcobaça) com o Centro Hospitalar Oeste Sul, composto por dois hospitais de Torres Vedras. “O encerramento total ou parcial desta unidade [Bernardino Lopes] terá um impacto dramático na saúde da população dos concelhos de Alcobaça e Nazaré”, sustenta a petição. Segundo o documento, a medida conduz ao aumento do risco de vida em doentes com AVC, enfartes do miocárdio e poli traumatizados, ao aumento de despesas com deslocações no regresso após alta, em consultas e em exames. Entre outras queixas contam-se ainda a diminuição da possibilidade de apoio a familiares internados, continuação da inexistência de uma Unidade de Cuidados Intensivos ou Coronários e continuação da inexistência de internamento para a maioria das Especialidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.