Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C

Deputados eleitos por Leiria unânimes sobre preocupações do distrito

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados eleitos pelo círculo do distrito de Leiria reuniram na cidade de Leiria para análise de várias questões de interesse regional, em particular no sentido de uma tomada de posição face à anunciada reorganização das entidades regionais do Turismo (ERT). Estiveram presentes as deputadas Maria Conceição Pereira (PSD) e Odete João (PS), e os […]

Os deputados eleitos pelo círculo do distrito de Leiria reuniram na cidade de Leiria para análise de várias questões de interesse regional, em particular no sentido de uma tomada de posição face à anunciada reorganização das entidades regionais do Turismo (ERT). Estiveram presentes as deputadas Maria Conceição Pereira (PSD) e Odete João (PS), e os deputados Fernando Marques (PSD), Paulo Batista Santos (PSD), Pedro Pimpão (PSD), Valter Ribeiro (PSD), Basílio Horta (PS), João Paulo Pedrosa (PS) e Manuel Isaac (CDS-PP). “O modelo a construir deve garantir o reconhecimento da especificidade das atuais ERT’s de Leiria-Fátima e Oeste, eventualmente através da criação de uma nova Região de Turismo a norte de Lisboa (através da fusão dos atuais polos de Turismo de Leiria-Fátima, Oeste, Ribatejo e Templários) e num quadro de autonomização face à Área Metropolitana de Lisboa”, defenderam os deputados. No seu entender, “à ERT Leiria-Fátima deve ser dada opção de escolha na integração da nova realidade organizacional, na defesa da singularidade da sua integridade territorial e da lógica turística com a sua região de abrangência e por integrar duas NUT II”. Consideram também que as novas ERT’s “deverão assumir competências de promoção interna e externa, bem como o novo regime jurídico predominantemente público para o setor deve assentar em princípios de contenção, boa gestão e fixar limites de endividamento”. Relativamente à abertura ao tráfego civil a Base Aérea de Monte Real, foi criado um grupo de trabalho conjunto para propor ao Governo a localização do Aeroporto Complementar da Portela, vocacionado para o segmento low-cost, fazendo uso das infraestruturas aeroportuárias existentes e com o mínimo de investimento para o Estado. “Este aeroporto irá permitir trazer para Lisboa uma das grandes companhias low-cost (a Ryanair) – resultando em mais turistas e mais desenvolvimento económico – e deslocar a EasyJet do aeroporto da Portela, libertando capacidade para o crescimento deste aeroporto, sem necessidade de o país realizar um investimento de 3 mil a 4 mil milhões de euros num novo aeroporto, aos quais teriam que acrescer encargos significativos, nomeadamente como novas acessibilidades rodoviárias e ferroviárias ou nova ponte sobre o Tejo, para os quais não tem, neste momento, capacidade para suportar. Neste quadro, a base de Monte Real reúne condições únicas de atratividade para as companhias aéreas low-cost e mesmo para receber a futura base EasyJet, pelas excelentes condições técnicas, ambientais e de acessibilidade tanto a Norte do País como ao centro de Lisboa, bem como ao nível da sustentabilidade financeira do projeto, pelo reduzido investimento público que será necessário realizar na adaptação daquela infraestrutura militar”, apontaram os deputados. Nesta reunião foi ainda reafirmado o apoio à manutenção do serviço de passageiros na zona norte da Linha do Oeste. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Destacada importância do Golpe das Caldas para o derrube da ditadura fascista

A exibição do documentário “A Conspiração - Golpe das Caldas”, em estreia no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha no passado domingo, veio demonstrar mais uma vez a importância desta primeira iniciativa do Movimento dos Capitães para que fosse derrubada a ditadura em Portugal.

16demarco1

Duna de Salir e zona envolvente terão classificação de Monumento Natural Local

O município das Caldas da Rainha concluiu o dossiê para classificação da Duna de Salir e da sua zona envolvente, ao longo da costa até à Foz do Arelho, como Monumento Natural Local, após a realização do levantamento dos valores naturais, paisagísticos, patrimoniais, geológicos e paleontológicos.

dunadesalirclassificacao1

Concurso Concelhio de Leitura com quatro vencedoras

Matilde Pereira (1º Ciclo), Joana Colaço (2º Ciclo), Maria de Lima (3º Ciclo) e Beatriz Amorim (Secundário) foram as vencedoras da 2.ª Edição do Concurso Concelhio de Leitura “Toma Lá Leitura!”, cuja final se realizou a 13 de março, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha.

concursodeleituras1