Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C

Municípios estudam solução para falta de liquidez da PisOeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os municípios do Oeste estão a estudar uma solução para a empresa intermunicipal PisOeste, que está sem liquidez financeira ao fim de dois anos a dar prejuízos, disse à Lusa o administrador que representa as autarquias “A dívida dos municípios à PisOeste é de cerca de três milhões de euros e é insuportável”, afirmou José […]

Os municípios do Oeste estão a estudar uma solução para a empresa intermunicipal PisOeste, que está sem liquidez financeira ao fim de dois anos a dar prejuízos, disse à Lusa o administrador que representa as autarquias “A dívida dos municípios à PisOeste é de cerca de três milhões de euros e é insuportável”, afirmou José Manuel Custódio, presidente da Câmara da Lourinhã e representante dos municípios na administração da empresa. Segundo o autarca, pelo segundo ano consecutivo, a PisOeste deu prejuízos, uma vez que, apesar de produzir massas asfálticas e vender combustíveis e outros materiais aos municípios, “alguns não compraram, deixaram dívidas e passaram a ir comprar à concorrência”. “Tem de haver uma solução, porque a PisOeste está há dois anos a dar prejuízos e os prejuízos teriam de ser pagos pelos municípios no terceiro ano”, sublinhou Carlos Lourenço, presidente da CIMOeste e da Câmara de Arruda dos Vinhos. Tendo em conta que o património da PisOeste é propriedade da única acionista, a Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIMOeste), a empresa intermunicipal não tem ativos suficientes para recorrer à banca. Perante este cenário, os municípios têm vindo a discutir três hipóteses: a extinção da empresa, a transferência do património para a PisOeste e a entrega da administração da empresa apenas às câmaras interessadas. O futuro poderá passar pelos dois últimos cenários: a transferência do património da acionista para a própria empresa para evitar que os municípios sejam obrigados a repor os prejuízos e a gastar, em alguns casos, mais de meio milhão de euros. A estrutura acionista da empresa, composta pela CIMOeste, deverá ser também alterada no sentido de integrar apenas as câmaras interessadas. José Manuel Custódio adiantou ainda que o negócio da empresa poderá também a ser alargado à entrada de privados, seja através da participação no capital social da empresa, seja por via da aplicação de uma renda pelo aluguer de instalações, a ser paga em géneros com serviços prestados ao nível da aplicação dos asfaltos produzidos. Os autarcas vão decidir no início do ano na CIMOeste, cuja assembleia intermunicipal terá também de se pronunciar. A PisOeste integra os municípios do Oeste (Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) e ainda de Azambuja e Rio Maior.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Almeida venceu 6ª etapa da Volta à Suíça

O ciclista caldense João Almeida venceu nesta sexta-feira a etapa número seis da Volta à Suíça, com quatro segundos de vantagem sobre o 2º classificado, o camisola amarela Adam Yates, britânico que é seu colega de equipa na UAE Team Emirates. A bonificação de dez segundos alcançada com a vitória faz com que Almeida esteja na geral em 2º lugar, a 27 segundos de Yates, que ganhou um bónus de seis segundos.

almeida 1

Alvorninha em festa

Alvorninha vai estar em festa no dia 1 de julho, com uma noite animada por Nelson Lords & Nuno Alexandre, Némanus e DJ Telmo Ferreira.

alvorninha