Vasco Parati lançou o romance “Um Sorriso Comprado”, que conta as ligações, na primeira metade do século XX, entre uma fadista de idade avançada, um livreiro e um amor entre uma mulher que adora a guitarra portuguesa e um jornalista. A trama surge por entre as ruelas de uma cidade portuguesa, onde também se notava a paixão pelo fado. “Um Sorriso Comprado” é também uma homenagem ao fado, considerado recentemente Património Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o que, segundo o autor, “de certa forma faz com que personagens idênticos aos deste livro sejam os verdadeiros homens e mulheres que abriram mais o horizonte do que é unicamente português” Nascido no Porto, a 13 de Outubro de 1973, Vasco Parati, na busca de complementar a escrita com a sua vida, iniciou uma viagem espiritual e decidiu ir viver para a zona de Óbidos, fixando-se, depois, na zona da praia da Areia Branca, em finais de 2004. Na continuação dessa viagem, em 2007 foi viver para uma das ilhas Baleares espanholas, Maiorca, onde passou por um departamento directivo de uma prestigiada cadeia de hotéis, mas notou que não podia escolher entre escrever e seguir na cadeia de hotéis. Nesse momento, decidiu mudar a sua vida com a transição da própria vida. Em meados de 2010, rumou para a costa do sul de Espanha, junto à fronteira com Portugal. “Comecei a escrever por volta dos doze anos, numa altura menos fácil, numa altura em que tinha visto um familiar chegado partir. A necessidade de escrever partiu de contos que eu criava para me escapar pelos desabafos. Ao longo dos anos notei que essa necessidade de escrever já se tinha marcado na minha própria personalidade e como dela nenhum de nós pode escapar, nessa ocasião decidi fazê-lo a sério. Para mim um escritor é aquele que deixa a alma escrever através dele”, conta. Francisco Gomes
Escritor que morou em Óbidos lança romance com homenagem ao fado
22 de Dezembro, 2011
Vasco Parati lançou o romance “Um Sorriso Comprado”, que conta as ligações, na primeira metade do século XX, entre uma fadista de idade avançada, um livreiro e um amor entre uma mulher que adora a guitarra portuguesa e um jornalista. A trama surge por entre as ruelas de uma cidade portuguesa, onde também se notava […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Juniores B do Sporting das Caldas triunfam
A equipa de Juniores B Masculinos do Sporting Clube das Caldas (SCC) iniciou a sua caminhada na 2ª Fase – Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol, frente ao VC Braga, no passado domingo.
Foz do Arelho com Escola Azul
A Escola Básica da Foz do Arelho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, foi distinguida como Escola Azul, integrando a comunidade de Literacia do Oceano.
Caldas Rugby Clube derrotado em Santarém
Em jogo da sexta jornada da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Caldas Rugby Clube perdeu na casa do Rugby Clube de Santarém por 26-9.
0 Comentários