A primeira manifestação da comissão de utentes e da comissão de defesa da linha do Oeste poderia ter sido mais participada, mas mesmo assim foi bastante positiva pelas preocupações apresentadas pela população. O palco escolhido foi a porta da Estação de Caminhos de Ferro das Caldas da Rainha, onde compareceram mais pessoas dos concelhos do Bombarral, Torres Vedras, Alcobaça e Nazaré do que propriamente da cidade que acolheu a concentração. Estes factos não desmoralizaram a organização, que prometeu no final desta acção pacífica e vigiada pela polícia mais acções do género, mas em outros pontos da Linha do oeste, até que haja reversão da decisão de encerramento da linha. Os cerca de cem manifestantes entoaram palavras de ordem contra o que consideraram ser a destruição de empregos e o desenvolvimento da economia da região, numa faixa entre as Caldas da Rainha e a cidade da Figueira da Foz. Do protesto saíram críticas à CP pela falta de qualidade no serviço prestado naquela via, razão que estará na origem do número reduzido de passageiros. “Ao acabar com o serviço de passageiros o Governo está a destruir empregos e o desenvolvimento económico”, disse Rui Raposo, da Comissão de Defesa da Linha do Oeste. Concentrados simbolicamente em frente à estação da CP das Caldas da Rainha, e nas mãos desenhada simbolicamente a Linha do Oeste, reclamou-se pela manutenção dos comboios de passageiros entre Caldas da Rainha e Figueira da Foz, considerando que “o transporte rodoviário não é uma alternativa viável”, sobretudo devido ao aumento dos custos e do tempo de percurso. O protesto contou com a participação de elementos do Partido “Os Verdes”, PCP e Bloco de Esquerda e culminou com o apelo a que sejam criados grupos de protesto que participem nas acções que as duas comissões vão continuar a organizar. Isto porque, apesar de o Governo ter adiado a decisão de acabar com o comboio de passageiros até final do ano, “esta batalha não está ganha”, sublinhou Rui Raposo, para quem “a Linha do Oeste só tem viabilidade se for requalificada”, como a comissão de defesa tem reclamado nos últimos anos. Neste protesto foi notada a ausência de autarcas. Carlos Barroso
Manifestação a favor da Linha do Oeste
7 de Dezembro, 2011
A primeira manifestação da comissão de utentes e da comissão de defesa da linha do Oeste poderia ter sido mais participada, mas mesmo assim foi bastante positiva pelas preocupações apresentadas pela população. O palco escolhido foi a porta da Estação de Caminhos de Ferro das Caldas da Rainha, onde compareceram mais pessoas dos concelhos do […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Juniores B do Sporting das Caldas triunfam
A equipa de Juniores B Masculinos do Sporting Clube das Caldas (SCC) iniciou a sua caminhada na 2ª Fase – Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol, frente ao VC Braga, no passado domingo.
Foz do Arelho com Escola Azul
A Escola Básica da Foz do Arelho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, foi distinguida como Escola Azul, integrando a comunidade de Literacia do Oceano.
Caldas Rugby Clube derrotado em Santarém
Em jogo da sexta jornada da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Caldas Rugby Clube perdeu na casa do Rugby Clube de Santarém por 26-9.
0 Comentários