Q

Previsão do tempo

10° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
10° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C

Conselho Municipal da Juventude sem reunir

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A jovem deputada do PS, Catarina Paramos, aproveitou o início dos trabalhos da Assembleia Municipal das Caldas para questionar o executivo por não haver reuniões do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). “Foi uma estrutura criada para melhor conhecer as aspirações e anseios dos jovens das Caldas, nomeadamente tendo em conta as suas opiniões e integrá-las […]
Conselho Municipal da Juventude sem reunir

A jovem deputada do PS, Catarina Paramos, aproveitou o início dos trabalhos da Assembleia Municipal das Caldas para questionar o executivo por não haver reuniões do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). “Foi uma estrutura criada para melhor conhecer as aspirações e anseios dos jovens das Caldas, nomeadamente tendo em conta as suas opiniões e integrá-las numa política municipal de juventude, mas agora pergunto porque o CMJ ainda não reuniu nenhuma vez este ano e já estamos no final do ano. Deve reunir três vezes por ano. Em 2010 também não teve nenhuma reunião. O que se passa com o CMJ”, manifestou. Quem respondeu à deputada foi o vereador da juventude, Hugo Oliveira, que confirmou não terem havido reuniões, explicando que “saiu uma legislação ainda do Governo anterior que implementava os CMJ em todo o país, coisa que nas Caldas já estava implementado”. “A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) levantou a inconstitucionalidade de uma norma nessa legislação e recomendou a todos os Municípios que não implementassem os CMJ. A norma era o facto de ter carácter vinculativo no orçamento do Município a decisão do CMJ. O entendimento é que é inconstitucional. Depois do CMJ ter reunido e ter proposto aos membros dos mesmos para que fizessem a adequação do nosso CMJ à legislação em vigor, o entendimento seria não ser o vereador nem o Município a fazê-lo mas os próprios membros do CMJ para também eles começarem a ganhar alguma prática”, explicou. O autarca disse que a decisão foi “marcar uma reunião do CMJ e haverá uma proposta até de alteração do seu próprio regulamento. A breve trecho terei oportunidade de dar a data e o modus operandis do CMJ”. Quem não gostou da explicação do vereador da juventude foi o deputado Duarte Nuno, do CDS/PP, que considera que não há razão para que não haja reuniões. “A ANMP pediu ao Provedor da Justiça para se pronunciar sobre uma Lei que saiu em 2009 e que apontava para a adaptação em seis meses dos actuais CMJ à nova Lei. O Município nunca promoveu essa adaptação. Entretanto, a ANMP pediu ao Provedor de Justiça para analisar a Lei e apenas deu razão em dois pontos no que se refere às queixas da ANMP”, relatou. Duarte Nuno lembrou que a Assembleia aprovou por unanimidade o CMJ e o seu regulamento. “Há uma Lei que está em vigor e não foi considerada inconstitucional. Não há razão nenhuma para o vereador não reunir o CMJ”, frisou. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano

O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.

Rotary 3

Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”

O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.

guilherme