A água da barragem do Rio Arnóia está a ser descarregada, mas de forma programada, apesar de algumas pessoas se mostrarem preocupadas com a perda de milhares de metros cúbicos de água nos últimos dias. Luís Honorato, presidente da Associação de Regantes das Baixas de Óbidos, explicou o que se está a passar na barragem do rio Arnóia e pediu para as pessoas se tranquilizarem, porque se trata de uma situação programada. “Em acordo com a Câmara e com o Instituto de Desenvolvimento Agrícola, achou-se por bem abrir a conduta do descarregador de fundo para baixar o caudal, para que no caso de a fecharmos haja menos caudal no rio para se fazer a manutenção”, afirmou Segundo o dirigente associativo a albufeira estava cheia e a água “já passava por cima” da zona de descarga e como o Rio Arnóia nos seis quilómetros da barragem até à foz precisa de ser limpo, devido à vegetação que cresceu e lixo que o leito transporta, concluiu-se que a força da água limpava uma parte do rio. Outra das razões é o facto de ainda se esperar um Inverno chuvoso, principalmente a partir de Janeiro. “Esta descarga tem uma vantagem porque não se sabe o que vai acontecer. Estamos no Inverno e é sempre imprevisível. Se houver dias de água, vai haver armazenamento na albufeira. Esta descarga vai evitar a cheia repentina”, declarou. “Como os atritos são muitos, com um caudal mais elevado, o rio pode rebentar as margens e causar prejuízos aos confinantes. A partir de Janeiro as comportas vão encerrar para termos água no Verão. O Rio Arnóia tem um caudal regular e enche sem problemas, nós não estamos preocupados”, disse. A comporta de fundo já se encontra aberta há quinze dias e deverá permanecer até ao final desta semana, aguardando depois os confinantes com a margem do Arnóia que estejam criadas condições para cumprir o acordado, que é a limpeza das margens e do rio, dividindo a meio as despesas com a Câmara Municipal de Óbidos. Carlos Barroso
Barragem do Rio Arnóia com descarga programada
7 de Dezembro, 2011
A água da barragem do Rio Arnóia está a ser descarregada, mas de forma programada, apesar de algumas pessoas se mostrarem preocupadas com a perda de milhares de metros cúbicos de água nos últimos dias. Luís Honorato, presidente da Associação de Regantes das Baixas de Óbidos, explicou o que se está a passar na barragem […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Casal estrangeiro julgado por escravidão e tráfico de pessoas
Um casal da Moldávia residente no concelho de Peniche começou no passado dia 8 a ser julgado no Tribunal Judicial de Leiria acusado de dois crimes de escravidão e outros dois de tráfico de pessoas.
Atividade cirúrgica da neoplasia da mama regressa ao Hospital
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde revogou a suspensão da atividade cirúrgica, no âmbito da neoplasia da mama na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), nas Caldas da Rainha, confirmou o conselho de administração da ULSO, o que significa que está de regresso.
Cara de Espelho no CCC
Cara de Espelho atua no dia 18 de janeiro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.
0 Comentários