“Não se Brinca com o Amor”, peça escrita por Alfred de Musset, foi publicada em 1834 em La Revue des Deux Mondes e representada a 18 de Novembro de 1861 na Comédie-Française. Nunca foi representada em Portugal. A acção desenrola-se no século XVI, e tem como personagens principais uma jovem, Camille, que sai do convento, e o seu primo Perdican, que acabou recentemente a universidade. Perdican ama Camille, mas os dois são demasiado orgulhosos para confessarem os seus sentimentos. Para forçar Camille a declarar-se, Perdican decide seduzir Rosette, a irmã de leite de Camille, para fazer-lhe ciúmes. Com isto, alcança os seus objectivos, mas quando beija pela primeira vez Camille, Rosette, apaixonada por Perdican, vê-os, grita estridentemente e morre; Camille, posta ao corrente do estratagema de Perdican, deixa-o. Pelo seu título, “Não se Brinca com o Amor”, a peça de Musset poderia levar-nos a pensar numa distracção amável, numa brincadeira; mas este provérbio está carregado de ameaças. Como não se brinca com o amor, qual é o castigo para aqueles que se arriscam a brincar? No desenlace, uma inocente morre e dois jovens que, finalmente, encontravam a felicidade, vão ser separados para todo o sempre. Abominável drama, em que o orgulho é causa principal; drama dos amores de infância que dois adolescentes não chegam a transpor para o mundo dos adultos. “Não se Brinca com o Amor” é, então, o drama do orgulho, se se considerarem sobretudo as reacções imediatas que criam as situações dramáticas e fazem avançar a acção até ao seu desfecho trágico. Além do facto de a peça não se desenvolver apenas como um drama, uma vez que as personagens secundárias lhe dão um acompanhamento divertido, ou mesmo cómico, que quebra a tensão dramática, “Não se Brinca com o Amor” conta o drama da juventude intransigente que vive, tal como Musset com George Sand, a experiência de uma grande paixão. A peça estará em exibição no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, nos dias 25 e 26 de Novembro, às 21h30, sendo o preço dos bilhetes para público geral de 7,5€ e para Estudantes ou Seniores de 5€. O JORNAL DAS CALDAS oferece dez bilhetes – cinco para cada sessão. Basta apresentar esta edição do JORNAL DAS CALDAS na bilheteira do CCC para receber um deles.
Oferta de dez bilhetes para “Não se Brinca com o Amor” no CCC
24 de Novembro, 2011
“Não se Brinca com o Amor”, peça escrita por Alfred de Musset, foi publicada em 1834 em La Revue des Deux Mondes e representada a 18 de Novembro de 1861 na Comédie-Française. Nunca foi representada em Portugal. A acção desenrola-se no século XVI, e tem como personagens principais uma jovem, Camille, que sai do convento, […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Juniores B do Sporting das Caldas triunfam
A equipa de Juniores B Masculinos do Sporting Clube das Caldas (SCC) iniciou a sua caminhada na 2ª Fase – Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol, frente ao VC Braga, no passado domingo.
Foz do Arelho com Escola Azul
A Escola Básica da Foz do Arelho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, foi distinguida como Escola Azul, integrando a comunidade de Literacia do Oceano.
Caldas Rugby Clube derrotado em Santarém
Em jogo da sexta jornada da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Caldas Rugby Clube perdeu na casa do Rugby Clube de Santarém por 26-9.
0 Comentários