Para exercer a profissão de Motorista de veículos pesados, quer de passageiros quer de mercadorias, além do condutor ser possuidor da carta de condução que o habilita à condução dos referidos veículos é obrigatório ser titular do Certificado de Aptidão de Motorista (CAM) e da respectiva Carta de Qualificação de Motorista (CQM). Assim todos os condutores de Pesados de Passageiros (categoria D) habilitados a partir de 9 de Setembro de 2008 e os de Pesados de Mercadorias habilitados a partir de 9 de Setembro de 2009, têm obrigatoriamente de ser titulares da respectiva CQM até 31 de Dezembro de 2011. Os referidos motoristas têm que frequentar um Curso de Qualificação Inicial Acelerada, com uma carga horária de pelo menos 140 horas, findo o qual têm de se apresentar junto do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres. para efectuarem exame para obtenção do título profissional. Os motoristas que não tenham essa habilitação a partir de 31 de Dezembro não podem exercer a sua profissão. Todos os motoristas com a carta de condução antes de 9 de Setembro de 2008 (categoria D) e 9 de Setembro de 2009 (categoria C), têm que fazer a Formação Continua, com uma carga horária de pelo menos 35 horas, sendo que terminada a mesma têm que junto do IMTT requerer o CAM e a CQM. Toda esta formação só pode ser ministrada por entidades devidamente certificadas pelo IMTT. Nas Caldas da Rainha, está sedeada a empresa acreditada pelo IMTT com maior número de Centros de Formação em todo o País, com a marca Sentidos Dinâmicos. Pode ser contactada pelo tlm. 966 321 022.
Carta de Qualificação de Motoristas obrigatória
Últimas
Artigos Relacionados
Refood CR celebrou nove anos de combate ao desperdício alimentar e à fome
No passado dia 9, a Refood Caldas da Rainha comemorou o seu nono aniversário com um evento especial intitulado “Por dentro da Refood CR”. O dia aberto permitiu à comunidade conhecer mais de perto a missão da organização e como ela funciona.
José Cid revive memórias e histórias nas Caldas
O cantor José Cid foi recebido, no passado sábado, na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, por Vitor Marques, presidente da autarquia, e pela vereadora da cultura, Conceição Henriques. A visita, inicialmente prevista para durar cerca de trinta minutos, prolongou-se por mais de uma hora, com o artista a partilhar várias histórias da sua ligação às Caldas da Rainha.
Núcleo Rotary angaria 750 euros para apoiar viagem de estudantes
Na passada quinta-feira, o Restaurante Pedagógico Ferreira da Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, foi o cenário de um almoço solidário que contou com a presença de membros do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) das Caldas da Rainha. O evento teve como objetivo angariar fundos para apoiar os alunos da escola na sua participação na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, que decorrerá de 24 a 28 de janeiro.
0 Comentários