A triatleta Vanessa Pereira (Rocha Forte, Cadaval) participou no Ironman do Hawai, tornando-se na primeira mulher portuguesa a estar presente e a finalizar a mítica prova de triatlo longo. Esta façanha constitui a consagração da jovem atleta, que soma já diversos títulos, tais como o de Bi-Campeã Nacional, Vice-Campeã da Europa e Campeã Mundial de Distância Longa. O facto de ter competido entre os melhores atletas do mundo é, para a triatleta cadavalense, “algo grandioso”. O Ironman do Hawai define-se também pelas condições adversas que se fazem sentir ao longo da lendária prova, nomeadamente o vento forte, o calor e a extrema humidade. Daí que a enorme distância a percorrer (3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de atletismo) não constitua o seu único obstáculo. Quanto à prestação de Vanessa Pereira, a natação afigurou-se-lhe “um pouco atípica”, explicando que “partir com mais de 1500 atletas, distribuídos pelos vários escalões, causou-me bastante receio e preferi escolher um ponto afastado da confusão para não ser “engolida”. Do segmento de ciclismo, a vice-campeã europeia faz um saldo muito positivo. “Apesar do forte vento e calor, consegui terminar com um bom tempo e fazer uma grande recuperação”, acrescenta. Por fim, na maratona, problemas gastrointestinais levariam a que a triatleta tivesse de abrandar o ritmo durante parte do trajecto. Contas feitas, Vanessa Pereira terminaria com o tempo de 11h27m, que, embora não tenha suplantado o seu próprio recorde nacional, lhe conferiu, como a própria refere, “um grande sorriso de felicidade pelo dever cumprido”. O contentamento da jovem atleta não será para menos se considerarmos que, para além dela, estiveram presentes apenas mais dois atletas portugueses, não estreantes no Hawai – Sérgio Dias e Sérgio Marques. O facto de constituir a primeira mulher portuguesa a qualificar-se e a terminar a prova do mundial de “Ironman Hawai” constitui outro grande motivo de satisfação para Vanessa e um indiscutível momento histórico para Portugal. Este ano, antes da proeza do Hawai, a atleta tinha já revalidado o título de Campeã Nacional de Distância Longa, conquistado o de Vice-Campeã da Europa e vencido o Ironman de África do Sul no seu grupo de idades, o que lhe permitiria então chegar ao mítico Ironman de Hawai, com apenas 22 anos. Nessa ocasião, Vanessa batia igualmente o recorde nacional feminino na distância Ironman, que já durava há 15 anos, fazendo o tempo de 10h53m43s. O saldo da época faz-se, portanto, acima de todos os seus objectivos e expectativas. Mas o currículo de vitórias da jovem atleta remonta a 2010, ano em que, para além de Campeã Ibérica e Campeã Nacional, se sagra ainda Campeã Mundial de Distância Longa no grupo 20-24 anos.
Triatleta do Cadaval disputou “Ironman” do Hawai
Últimas
Artigos Relacionados
Atividade desportiva na Escola de Sargentos
Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).
Solistas da Metropolitana no Museu de José Malhoa
Solistas da Metropolitana atuam no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no dia 31 de janeiro, às 19h00, no âmbito do programa “CCC Fora de Portas”.
Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação
A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.
0 Comentários