Se quer ter dia diferente Venha d’aí com a gente, Há-de ver que vai gostar, Cá do Sul, pela auto-estrada, Faremos rumo à Tornada Onde iremos almoçar; Sabe onde a Tornada é? Nas Caldas, ali ao pé, Faz-se louça especial, É cerâmica e brejeira Que se vende lá na feira E, única em Portugal. Deixemos agora isso E, falemos do “Cortiço” Que é o mais importante; Em Tornada situado, Tem um grande parque ao lado, É famoso restaurante. O chefe, é o cozinheiro Que começou marinheiro E comigo embarcou Ainda de tenra idade, Desembarcou, é verdade, Mas, lá, saudades deixou; A lista do restaurante É longa e interessante Não vou de tudo falar, Daquilo que lá comi Adorei o javali Que venho aconselhar; Recomendo aos comensais Amêijoas especiais Servidas como entrada, Com a refeição no fim A sobremesa p’ra mim Merece também citada; Na longa ementa que olhei Alguns pratos destaquei Daquela variedade: O tal cabrito assado, Pelo dono confeccionado Deve ser bom de verdade; Mas, pergunto eu, porque não Provar também o leitão Muito à moda da Bairrada? Um bom arroz de feijão Também no “Cortiço” dão Sem a “malta” pedir nada; E, aquela bela salada Tenrinha e, bem temperada De azeite, vinagre e sal Encantou, lá, toda a gente, Eu digo, sinceramente, Nunca comi outra igual; O vinho da casa, vulgar Que eu pedi p’ra provar Também, aqui, aconselho, Aquilo foi só para ver Pois não o ia beber Depois do tal Monte Velho. Vou, antes de acabar Da sobremesa falar Pois, de facto, ela merece: Ela é muito variada E, fica aconselhada: Deixa a fruta, coma o doce. Do “Cortiço”, o capitão E, toda a tripulação Eu quero, aqui, saudar Pois são uma simpatia Foi muito bom o tal dia Em que fui lá almoçar; Aqui deixo um obrigado Por ter sido convidado P’ra esse almoço excelente, Agora, a terminar Eu quero aconselhar O “Cortiço” a toda a gente. M. D. Marques Damas
Ao “Cortiço”, ao Eusébio e à sua tripulação
Últimas
Artigos Relacionados
Atividade desportiva na Escola de Sargentos
Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).
Solistas da Metropolitana no Museu de José Malhoa
Solistas da Metropolitana atuam no Museu de José Malhoa, nas Caldas da Rainha, no dia 31 de janeiro, às 19h00, no âmbito do programa “CCC Fora de Portas”.
Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação
A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.
0 Comentários