Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
9° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C

Vão começar as dragagens na Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Finalmente!” Foi desta forma que Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território comentou a assinatura do acto de consignação da empreitada de dragagens da Lagoa de Óbidos, que na manhã de 8 de Novembro, na Foz do Arelho. Trata-se de uma obra que vai começar de imediato, orçada […]
Vão começar as dragagens na Lagoa de Óbidos

“Finalmente!” Foi desta forma que Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território comentou a assinatura do acto de consignação da empreitada de dragagens da Lagoa de Óbidos, que na manhã de 8 de Novembro, na Foz do Arelho. Trata-se de uma obra que vai começar de imediato, orçada em 1,8 milhões de euros, com 70 por cento de comparticipação comunitária, e que terá a duração de 4 meses. Assunção Cristas afirmou que “esta foi uma preocupação” que levou para o Ministério, uma vez que era um assunto do qual tinha conhecimento próximo. Segundo a governante, “importa fazer esta primeira fase no Inverno, ter a aberta estabilizada no centro”, por forma a não haver quaisquer problemas durante a próxima época balnear. Para a ministra, “soluções definitivas” para acabar com o assoreamento da Lagoa de Óbidos são “difíceis de encontrar”, assegurando que, de momento, “a preocupação é manter a estabilidade da Lagoa” por forma a “garantir a sua actividade económica”. “Para já, esta é a melhor solução”, sustenta. Para Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “esta intervenção é uma grande evolução em relação a propostas anteriores”, sublinhando que é uma obra “significativa, mas suave”. “Ficará a faltar a zona superior, mas tenho muita confiança que neste novo ciclo consigamos encontrar a solução”, declara o autarca, sublinhando que a presença da Ministra na Lagoa de Óbidos “dá cobertura política e estratégica para aquilo que vai ter de ser feito”. A intervenção a realizar na zona inferior da Lagoa de Óbidos, e cujos trabalhos começam já durante esta semana, vai permitir dragar cerca de 350 mil metros cúbicos de material que será depositado no cordão dunar para seu reforço e estabilidade. Estarão associados vários meios para esta obra, nomeadamente três dragas, quatro dumpers, três escavadoras e um bulldozer. Todos os trabalhos serão acompanhados pelo IPIMAR, por forma a garantir a manutenção da qualidade do ecossistema e da água da Lagoa de Óbidos. A intervenção será feita com base num estudo e projecto desenvolvido pelo LNEC – “Plano de Gestão Ambiental da Lagoa de Óbidos” – que tem como principal objectivo “garantir, com alguma fiabilidade, a permanência da aberta na zona central do cordão dunar”. Prevê-se que os trabalhos estejam concluídos em Março de 2012.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano

O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.

Rotary 3

Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”

O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.

guilherme