Q

Previsão do tempo

27° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 24° C

Município da Nazaré vendeu 11 veados em hasta pública

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A empresa Agroturismo Serrana do Olival, em Ourém, adquiriu dois lotes de veados e uma outra unidade hoteleira em Portel, no Alentejo, adquiriu um terceiro lote de veados que a Câmara da Nazaré pôs em hasta pública. A venda dos três lotes de onze veados, quatro fêmeas e cinco machos rendeu aos cofres da autarquia […]
Município da Nazaré vendeu 11 veados em hasta pública

A empresa Agroturismo Serrana do Olival, em Ourém, adquiriu dois lotes de veados e uma outra unidade hoteleira em Portel, no Alentejo, adquiriu um terceiro lote de veados que a Câmara da Nazaré pôs em hasta pública. A venda dos três lotes de onze veados, quatro fêmeas e cinco machos rendeu aos cofres da autarquia cerca de 3050 euros. À segunda tentativa, apenas surgiram três propostas na hasta pública para a aquisição dos animais, que se encontram no cercado do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré e que a autarquia decidiu alienar por considerar que “os seis hectares do cercado começam a ser apertados” devido ao “crescimento exponencial da população de veados”, explicou a vice-presidente, Mafalda Tavares. Os dois primeiros lotes, constituídos por um macho e duas fêmeas cada, foram adquiridos por dois mil euros por Carlos Vieira, proprietário da quinta rural em Ourém, com o objectivo de criar mais um “ponto de atracção turística à propriedade de 16 hectares”, informou o empresário durante a sessão de hasta pública. “Queremos atrair para aquela zona todo o tipo de clientes, uma vez que estamos muito perto de Fátima. As pessoas que façam turismo religioso façam outro tipo de turismo. Temos uma grande área florestal limpa e agora falta-nos colocar a vedação para colocar os veados”, indicou. O empresário considerou que o preço de dois mil euros pelos dois lotes “foi simbólico”, uma vez que em Espanha os valores seriam mais altos porque há muitas coutadas de veados. Segundo Carlos Vieira, o mais caro em Portugal não é a aquisição dos veados, mas sim o licenciamento, a alimentação e a vedação para o seu habitat. O terceiro lote, constituído por cinco machos, foi alienado por 1.050 euros a uma unidade hoteleira localizada em Portel. A adjudicação dos veados foi feita segundo o critério do preço mais elevado oferecido nas propostas, depois de uma primeira hasta pública, em Julho, ter ficado vazia, devido aos eventuais interessados “não terem tido tempo de tratar de todos os requisitos legais para a sua compra, transporte e manutenção”, explicou então o presidente do júri, Belmiro da Fonte. Os animais fazem parte de uma comunidade de veados que povoam o cercado do Pinhal de Nossa Senhora da Nazaré, junto à Praia do Norte, no âmbito de um projecto desenvolvido pela câmara municipal e pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré desde 2005. A opção pelos veados surge como uma evocação à lenda do milagre de D. Fuas Roupinho, num projecto que tem como principal objectivo proporcionar um espaço natural protegido e dotado de biodiversidade, orientado para a área da educação e da sensibilização ambiental. Desde a sua criação, o cercado do Pinhal de N. Sra. da Nazaré está aberto à visita de escolas (sob inscrição prévia) e de visitantes e turistas, através dos Passeios de Observação da Natureza, que se realizam nos meses de Julho e Agosto. Permanecerão no cercado, após o levantamento dos que foram alienados, dois machos, seis fêmeas e as crias. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura

“O Mar no Museu José Malhoa” é tema de visita com Dóris Santos

As férias no Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica continuam esta semana. Desta vez, as atividades chegam ao público adulto, com a visita temática “Depois, Malhoa”. A iniciativa busca, afirma Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “proporcionar momentos de conhecimento sobre os nossos acervos, através do olhar de especialistas convidados – porém, por meio de um percurso pelas obras em exposição, de modo a tornar os saberes sobre arte mais acessíveis e próximos das pessoas”.

mar