Q

Previsão do tempo

24° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
27° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
[bsa_pro_ad_space id=1]

Emigrante caldense homenageado na Câmara na presença de secretário de Estado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Joaquim Rainho Casimiro, de 65 anos, emigrante nos Estados Unidos da América, foi homenageado, no dia 17 de Outubro, na Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Na cerimónia esteve presente o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, de quem partiu a iniciativa da distinção. O luso-americano, natural da Serra do Bouro, foi destacado […]
Emigrante caldense homenageado na Câmara na presença de secretário de Estado

Joaquim Rainho Casimiro, de 65 anos, emigrante nos Estados Unidos da América, foi homenageado, no dia 17 de Outubro, na Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Na cerimónia esteve presente o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, de quem partiu a iniciativa da distinção. O luso-americano, natural da Serra do Bouro, foi destacado pela sua ajuda financeira a associações tanto em Portugal como em Newark, New Jersey. José Cesário ex-deputado do PSD eleito pelo círculo eleitoral “Fora da Europa”, conhecia o trabalho de solidariedade e qualidades humanas do emigrante e como secretário de Estado das Comunidades Portuguesas decidiu homenageá-lo. A cerimónia de distinção teve lugar no salão nobre da Câmara das Caldas. O luso-americano viu serem-lhe elogiadas as suas qualidades humanas, o seu sucesso profissional, e, sobretudo, a disponibilidade que sempre demonstrou para ajudar as instituições da sua terra. Joaquim Casimiro não estava à espera da distinção e foi à família presente naquela tarde que o emigrante dedicou a homenagem que lhe foi feita. Um gesto que, garante, não vai esquecer, por ter origem no seu país. O luso-americano reconhece os motivos da homenagem, nomeadamente devido à contribuição monetária que deu à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha e à Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro, e ainda por causa do seu contributo às associações portuguesas no estrangeiro, nomeadamente em Newark. Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara, Fernando Costa, disse que a distinção é merecida e que vem na sequência da medalha de mérito municipal que Joaquim Casimiro recebeu em 2002. “Esta tem muito mais significado por ser nacional mas acho que é justa, nomeadamente por aquilo que ele tem feito pelos bombeiros e lares da terceira idade nas Caldas”, salientou o autarca. Joaquim Casimiro nasceu a 13 de Agosto de 1946, na Serra do Bouro, concelho de Caldas da Rainha. Em 1963, foi para os Estados Unidos. A sua opção para singrar rumo a um futuro profissional foi a indústria da Construção Civil, porque nos EUA acontecia uma verdadeira febre de desenvolvimento nessa área. Em 1967 já é superintendente de obras, ganhando preparação para se abalançar por conta própria. E em 1987 funda a sua primeira empresa, a “Power Concrete”, e começa a assumir empreitadas para o Estado americano e para as autarquias. O sucesso empresarial é de tal monta que o obriga a dotar a sua empresa com a mais moderna tecnologia, capaz de entrar em desafios de obras públicas de grande dimensão, estradas e pontes orçamentadas em valores que ultrapassavam os 30 milhões de dólares. Apesar da crise que também se vive nos EUA, a sua companhia continua a ter sucesso e emprega cerca de 70 luso-americanos. O empresário é um exemplo para todos os emigrantes caldenses radicados além Atlântico. Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Enchente nas Tasquinhas ajudou financeiramente associações e expositores 

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha, de 5 a 14 de agosto, no salão da Expoeste, foi muito visitada, tendo proporcionado receitas às associações e expositores, que se mostraram, na generalidade, satisfeitos com a adesão ao evento, após dois anos de pausa devido à pandemia.

tasquinhas vale serrao

Feira de 15 de Agosto desiludiu vendedores e visitantes

A tradicional feira do 15 de Agosto nas Caldas da Rainha foi considerada este ano “muito fraquinha, desde feirantes a carrosséis”, sendo este comentário de um dos visitantes idêntico a muitos outros ouvidos, inclusive dos vendedores.

agosto1

Modelo e agricultora em concurso da SIC

A modelo Marie Brethenoux, de 34 anos, que desde 2021 está a viver na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde se ocupa da reformulação da quinta da família, dedicando-se também ali aos trabalhos rurais, vai participar na nova temporada de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor’, programa da SIC.

marie