Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 24° C
20° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
24° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Debate “Portugal, Futuro – Realidade e Esperança”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Óbidos.com – Associação Empresarial do Concelho de Óbidos em parceria com a ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, organizou mais um jantar/debate que teve lugar no dia 11 de Outubro em Óbidos. O convidado foi Vítor Bento, presidente da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), membro do Conselho de Estado, economista e autor […]
Debate “Portugal, Futuro – Realidade e Esperança”

A Óbidos.com – Associação Empresarial do Concelho de Óbidos em parceria com a ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, organizou mais um jantar/debate que teve lugar no dia 11 de Outubro em Óbidos. O convidado foi Vítor Bento, presidente da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), membro do Conselho de Estado, economista e autor de alguns livros e ensaios. Foi também neste governo indigitado ministro das Finanças, tendo rejeitado o cargo. O debate sobre “Portugal, Futuro – Realidade e Esperança” contou com a presença de Gonçalo Patrocínio, da ACEGE, Luís Cajão, presidente da Óbidos.com, Telmo Faria, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Montargil, presidente executivo da Obitec, assim como de diversos empresários. Vitor Bento fez uma reflexão dos últimos 50 anos da história sócio-económica nacional, apresentando a década de 60 como uma das de maior progressão, e referindo que na década de 85 a 95 Portugal viveu um bom momento económico, mas com gastos acima da média. Nesta década, com as taxas de juro a baixar, recorre-se muito mais aos empréstimos, mas como há uma quebra no fluxo migratório e Portugal começa a pedir dinheiro ao estrangeiro, iniciou-se uma nova fase de endividamento ao estrangeiro. Referiu também que o Modelo Social que Portugal apresenta actualmente é insustentável e que existe uma componente sistémica sendo que Portugal não é um caso isolado de recessão económica. Alguns dos intervenientes neste debate apresentaram as suas ideias, vincando que se o Governo cortar no financiamento a par com as medidas rígidas de cortes salariais e aumento de impostos, será o estrangular de uma nação. Luís Cajão pediu que fossem apresentadas ideias para combater a depressão económica, que ajudem as pessoas a saber comportar-se numa situação de crise. Telmo Faria apelou ao desafio de criar expectativas de negócio, que as pessoas “desenhem dentro de si” novas ideias e que as tornem sustentáveis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura

“O Mar no Museu José Malhoa” é tema de visita com Dóris Santos

As férias no Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica continuam esta semana. Desta vez, as atividades chegam ao público adulto, com a visita temática “Depois, Malhoa”. A iniciativa busca, afirma Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “proporcionar momentos de conhecimento sobre os nossos acervos, através do olhar de especialistas convidados – porém, por meio de um percurso pelas obras em exposição, de modo a tornar os saberes sobre arte mais acessíveis e próximos das pessoas”.

mar

Mulher com joelho deslocado na praia do Baleal

Uma mulher de 34 anos, que tinha um joelho deslocado, foi assistida no Baleal, em Peniche, ao final da tarde de 13 de julho, pelos elementos do Projeto “SeaWatch”, INEM, Bombeiros Voluntários de Peniche e pelos nadadores-salvadores da praia.

baleal