Q

Previsão do tempo

21° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
21° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C

Museu do Bombarral inaugurou nova sala de exposição

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Municipal do Bombarral conta desde o passado sábado, dia 1 de Outubro, com uma sala de exposição dedicada a Júlio César Machado e Anrique da Mota, duas personalidades da cultura portuguesa com forte ligação ao concelho do Bombarral. A inauguração do novo espaço, onde até há pouco tempo estava instalado o Posto de […]
Museu do Bombarral inaugurou nova sala de exposição

O Museu Municipal do Bombarral conta desde o passado sábado, dia 1 de Outubro, com uma sala de exposição dedicada a Júlio César Machado e Anrique da Mota, duas personalidades da cultura portuguesa com forte ligação ao concelho do Bombarral. A inauguração do novo espaço, onde até há pouco tempo estava instalado o Posto de Turismo, aconteceu no dia em que se assinalou o 176º aniversário do nascimento de Júlio César Machado e contou com a presença de inúmeros convidados, entre os quais alguns familiares de Anrique da Mota. Júlio César Machado (1835-1890) foi um escritor lisboeta com raízes familiares na aldeia de A-dos-Ruivos, onde passou parte da infância e temporadas da vida adulta. Notabilizou-se, principalmente, na escrita de folhetins, sendo reconhecido como um dos grandes escritores do século XIX. Anrique da Mota foi um poeta palaciano dos séculos XV e XVI, natural do Bombarral, que cultivou a poesia satírica de forma a ser considerado precursor de Gil Vicente. Redigiu quatro farsas – Pranto do Clérigo, Farsa do Alfaiate, Farsa do Hortelão e Lamentação da Mula, e uma composição dramática – Processo de Vasco Abul.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Obras arrancam em setembro no Centro de Saúde de Óbidos

Foi assinado no dia 10 de agosto, no Centro de Saúde de Óbidos, o auto de consignação da requalificação da unidade de saúde. Trata-se de um investimento de 473.991,83€ (acrescido do valor do IVA) e com um prazo de construção de dez meses. A cerimónia contou com a presença do executivo municipal de Óbidos, do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, João Gomes, e de João Soares, gerente da Sunever Engenharia, Lda, empresa que vai realizar a obra.

centro

Nadadouro com nove dias de animação

De 29 de julho a 6 de agosto realizou-se no Nadadouro, nas Caldas da Rainha, a festa em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, habitualmente uma das iniciativas mais concorridas fora da sede do concelho.

animacao

Lavadouro embelezado

A Junta de Freguesia do Nadadouro requalificou o lavadouro, construído em 1980, e transformou-o num verdadeiro tributo às lavadeiras da localidade.

lavadouro