Q

Previsão do tempo

22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Rotary vai entregar cadeira de rodas a jovem deficiente

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi com sucesso que decorreu um peditório realizado pelo Rotary Club das Caldas da Rainha, para reunir verbas para pagar uma cadeira de rodas a entregar a uma jovem deficiente, orçada em perto de 6500 euros. Cláudia Sousa é uma jovem de 18 anos, residente no concelho de Óbidos, sendo uma das alunas que frequenta […]
Rotary vai entregar cadeira de rodas a jovem deficiente

Foi com sucesso que decorreu um peditório realizado pelo Rotary Club das Caldas da Rainha, para reunir verbas para pagar uma cadeira de rodas a entregar a uma jovem deficiente, orçada em perto de 6500 euros. Cláudia Sousa é uma jovem de 18 anos, residente no concelho de Óbidos, sendo uma das alunas que frequenta a Unidade de Apoio à Multideficiência da Escola E.B. 2,3 Josefa de Óbidos, e apresenta como problemática uma Encefalopatia congénita – Lesão cerebral e deficiência mental profunda. É totalmente dependente de um adulto para se movimentar, movimentando apenas os braços sozinha, deslocando-se numa cadeira de rodas. É uma aluna muito curiosa e atenta, ouve muito bem e reage positivamente a sons e texturas diferentes, contudo não possui linguagem verbal, nem gestual, comunicando com quem a rodeia por expressões faciais. Para esta aluna a cadeira de rodas constitui uma ajuda técnica essencial e vital para o seu bem-estar e locomoção, representando igualmente a única oportunidade de tentar ultrapassar as suas graves limitações e inserir-se da melhor forma junto da sociedade que a rodeia, não se encontrando presentemente a cadeira que usufrui, adaptada à sua postura corporal, causando-lhe graves dores e perturbações. O Rotary Club das Caldas prontificou-se a diligenciar pela aquisição da cadeira em causa (que entre outras especiais características é extensível, permitindo ser usada pela jovem para sempre), tendo comparticipado de imediato com cerca de 25% do valor da cadeira, e iniciado diligências de angariação de fundos para efectuar o pagamento global da mesma, iniciando uma Campanha de Ajuda a Cláudia, através de uma subscrição pública para uma conta bancária, e de parcerias de apoio financeiro com instituições públicas e privadas, contando com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, Câmara Municipal de Óbidos, Liga dos Combatentes, Barosa Pescados e outros dadores anónimos. A entrega oficial da cadeira será feita na cerimónia dos Prémios Escolares a ter lugar no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, no dia 26 de Setembro, pelas 21h00. “Esta cadeira de rodas irá seguramente facilitar a vida à Cláudia, melhorar a qualidade e o ambiente de todos que a rodeiam”, afirma Isabel Puga, presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos