Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
11° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 9° C
  • Monday 11° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 8° C
  • Monday 11° C

Vestígios pré-históricos e romanos descobertos em quinta de A-da-Gorda

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Diversos vestígios dos períodos Pré-histórico e Romano foram encontrados numa intervenção de emergência, realizada pela equipa de arqueólogos da Câmara Municipal, na Granja, A-da-Gorda, no concelho de Óbidos. Bifaces (instrumentos pré-históricos) e diversas cerâmicas romanas são alguns dos materiais encontrados. Esta intervenção de emergência teve o seu início em meados de Maio, quando um munícipe […]
Vestígios pré-históricos e romanos descobertos em quinta de A-da-Gorda

Diversos vestígios dos períodos Pré-histórico e Romano foram encontrados numa intervenção de emergência, realizada pela equipa de arqueólogos da Câmara Municipal, na Granja, A-da-Gorda, no concelho de Óbidos. Bifaces (instrumentos pré-históricos) e diversas cerâmicas romanas são alguns dos materiais encontrados. Esta intervenção de emergência teve o seu início em meados de Maio, quando um munícipe promovia trabalhos de remoção de terras naquele local, com o objectivo de preparar o terreno para a plantação de um pomar. Durante as prospecções de campo para o Estudo de Âmbito Arqueológico do concelho de Óbidos (2005-2008), identificaram-se duas áreas de dispersão de materiais arqueológicos na referida propriedade, que foram interpretadas como pertencendo a um possível casal do Período Romano e a uma estação arqueológica de superfície do Paleolítico Inferior (Acheulense). Dado que os trabalhos de remoção de terras decorriam sem a presença de um arqueólogo, o património arqueológico encontrava-se em perigo iminente de destruição. A Câmara Municipal de Óbidos decidiu enviar os técnicos do Serviço de Arqueologia para o local, tendo em vista a realização de trabalhos arqueológicos de emergência. Depois da autorização do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arquelógico), os técnicos do Serviço de Arqueologia começaram os trabalhos de prospecção e de acompanhamento, com a finalidade de avaliar os eventuais danos sobre o património arqueológico e de minimizar os impactes negativos resultantes da execução do projecto. Até ao momento, os trabalhos permitiram a identificação de vestígios arqueológicos, que obrigaram a realizar acções de registo fotográfico e gráfico e mesmo de escavação. Também se recolheram muitos materiais cerâmicos e líticos. Nos cortes de uma grande vala, encontrou-se uma cascalheira com seixos rolados de média e grande dimensão e materiais líticos, enquadráveis no Paleolítico Inferior (Acheulense). Destaca-se a presença de bifaces. Nos cortes de duas valas, detectaram-se pedras irregulares de pequena, média e grande dimensão, que podem constituir vestígios de estruturas do período romano. Estes vestígios surgem associados a maiores concentrações de cerâmicas romanas. Durante a angariação de terras, encontrou-se uma estrutura negativa (fossa) atribuível ao período romano, contendo dois silhares (pedra romana de apoio a uma construção) bem aparelhados, bem como muitas pedras irregulares miúdas, de pequena e média dimensão. Também se recolheram cerâmicas romanas. No seio de outras valas, identificou-se uma possível cisterna e um pequeno canal, de cronologia provavelmente moderna. Trata-se de estruturas de apoio à agricultura, que ocorrem numa zona húmida da propriedade. De acordo com a investigação histórica, esta propriedade designava-se Quinta da Granja nos séculos XVII e XVIII, tendo pertencido à família Leal Moreira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atividade desportiva na Escola de Sargentos

Lara Pereira, aluna do 3º ano do Curso Profissional de Técnico de Desporto, equivalente ao 12º ano, na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, vai realizar uma atividade desportiva na Escola de Sargentos do Exército, no âmbito da PAP (Prova de Aptidão Profissional).

Pimpões em 2.º no Meeting Internacional do Estoril em natação

A equipa dos Pimpões demonstrou o seu elevado nível competitivo no XXII Meeting Internacional do Estoril, realizado nos dias 11 e 12 de janeiro. O clube destacou-se pelo desempenho coletivo e pelos vários pódios conquistados pelos seus atletas, consolidando-se como uma das equipas mais consistentes da competição.

estoril