Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C
17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C

Cursos EFA em risco de financiamento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As escolas só vão poder abrir novas turmas dos cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) quando estiver garantido o financiamento do Fundo Social Europeu. “Haverá novas turmas quando houver financiamento, o que acontecerá ainda este ano lectivo, mas não já”, referiu o ministro da Educação, Nuno Crato, ao jornal “Público”. Os cursos EFA […]
Cursos EFA em risco de financiamento

As escolas só vão poder abrir novas turmas dos cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) quando estiver garantido o financiamento do Fundo Social Europeu. “Haverá novas turmas quando houver financiamento, o que acontecerá ainda este ano lectivo, mas não já”, referiu o ministro da Educação, Nuno Crato, ao jornal “Público”. Os cursos EFA têm tido uma grande procura na região e ajudado muitos formandos a obter o diploma do 12º ano. “Têm um currículo que corresponde a três áreas transversais e de competência chave: Cidadania e Profissionalidade, Cultura, Língua e Comunicação, e Sociedade, Tecnologia e Ciência. São cinco horas diárias, de segunda a sexta à noite”, descreveu Elsa Pires, mediadora de cursos EFA no agrupamento de escolas Fernão do Pó, no Bombarral. “Nem todos os formandos têm o mesmo objectivo. Há quem esteja no mercado de trabalho e queira ter um certificado de nível secundário para mudar de profissão. Os aposentados querem alargar o leque de conhecimentos e estar ocupados”, adianta. “Tenho encontrado muito entusiasmo e dá gosto ver que se empenham”, sublinhou a professora Carla Leite. Maria Helena Oliveira contou que “para mim é uma realização pessoal. Eu sempre gostei de aprender. Trabalho desde os 14 anos e nunca me habituei à vida doméstica. Gosto de estar no activo. Actualmente quem não tem o 12º ano sente dificuldade em encontrar trabalho”. “Muito nova saí da escola para ir trabalhar. Sou escriturária e agora vi uma oportunidade de me certificar e de subir nos quadros profissionais”, relatou Mónica Fresco. Quem já fez o EFA elogia a possibilidade criada e lamenta o impasse no financiamento de novos cursos. “Vão cortar as pernas a muitas pessoas que de outra forma não tinham possibilidade de fazer o 12º ano, que hoje em dia é quase o mínimo para se ter um emprego”, comentou Elsa Rocha, esteticista nas Caldas da Rainha. Foi através dos cursos EFA que conseguiu concluir o 12º ano. “São benéficos e facilitam-me bastante a vida, porque assim consigo aceder a formações na minha área de trabalho que pedem como requisito a escolaridade obrigatória”, apontou. “Sinto-me bem por ter tirado o curso EFA. Tal como eu, há pessoas que trabalham ao mesmo tempo que estudam. Para além de me valorizar, adquiri mais conhecimentos”, indicou. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Juniores B do Sporting das Caldas triunfam

A equipa de Juniores B Masculinos do Sporting Clube das Caldas (SCC) iniciou a sua caminhada na 2ª Fase – Série dos Primeiros do Campeonato Nacional de Voleibol, frente ao VC Braga, no passado domingo.

juniores

Foz do Arelho com Escola Azul

A Escola Básica da Foz do Arelho, pertencente ao Agrupamento de Escolas Raul Proença, foi distinguida como Escola Azul, integrando a comunidade de Literacia do Oceano.

azul

Caldas Rugby Clube derrotado em Santarém

Em jogo da sexta jornada da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Caldas Rugby Clube perdeu na casa do Rugby Clube de Santarém por 26-9.

rugby 3