Q

Previsão do tempo

8° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
8° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
6° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

JCP contra exames nacionais no ensino secundário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A organização distrital da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) mostra-se contra os exames nacionais, considerando que “milhares de estudantes do ensino secundário estão a ver o seu futuro comprometido em duas horas”. A JCP afirma que os exames nacionais “são uma autêntica barreira na progressão dos estudos, um filtro de acesso ao ensino superior que em […]

A organização distrital da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) mostra-se contra os exames nacionais, considerando que “milhares de estudantes do ensino secundário estão a ver o seu futuro comprometido em duas horas”. A JCP afirma que os exames nacionais “são uma autêntica barreira na progressão dos estudos, um filtro de acesso ao ensino superior que em nada nivela e uniformiza o ensino, como os sucessivos ministérios têm afirmado”. “Com os exames nacionais e o limite de vagas de acesso ao ensino superior, ao longo dos anos milhares de estudantes não chegaram a prosseguir estudos e milhares sujeitaram-se a cursos que em nada correspondem às suas aspirações nem às necessidades do país”, sustenta. “Não aceitamos que o ensino seja feito em função da preparação dos exames nacionais, que não se tenha em conta as condições sociais e económicas dos estudantes e nem o ritmo de aprendizagem de cada aluno. Não aceitamos que os estudantes tenham que recorrer a explicações privadas e a outros materiais de apoio que não o manual escolar para garantir nota positiva no exame, pondo claramente em desigualdade os estudantes com menos condições económicas”, vinca. “Não aceitamos também, que a pretexto dos maus resultados dos exames nacionais da 1ª fase se ponha fim à disciplina Área de Projecto e a redução do estudo acompanhado, quando se trata de uma medida meramente economicista, assim como acreditamos que não é o aumento de horas das disciplinas de matemática e português que garantirá um maior sucesso escolar”, conclui.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Cid revive memórias e histórias nas Caldas

O cantor José Cid foi recebido, no passado sábado, na Câmara Municipal das Caldas da Rainha, por Vitor Marques, presidente da autarquia, e pela vereadora da cultura, Conceição Henriques. A visita, inicialmente prevista para durar cerca de trinta minutos, prolongou-se por mais de uma hora, com o artista a partilhar várias histórias da sua ligação às Caldas da Rainha.

Jose Cid 1

Núcleo Rotary angaria 750 euros para apoiar viagem de estudantes

Na passada quinta-feira, o Restaurante Pedagógico Ferreira da Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha, foi o cenário de um almoço solidário que contou com a presença de membros do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) das Caldas da Rainha. O evento teve como objetivo angariar fundos para apoiar os alunos da escola na sua participação na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, que decorrerá de 24 a 28 de janeiro.

solidario 1