A deputada do PSD na Assembleia da República, Maria da Conceição Pereira, efectuou um conjunto de perguntas sobre a Lagoa de Óbidos à ministra do Ambiente, Assunção Cristas, pretendendo saber o montante da verba destinada às obras de requalificação, quando terão início as dragagens na zona inferior da lagoa e qual o calendário que o Governo prevê para as obras totais de requalificação. “A Lagoa de Óbidos para além de ser um pólo importantíssimo de actividade turística é um factor de vital importância para a vida económica dos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, principalmente num momento de desemprego e de crise”, refere a deputada caldense. “Para além disso, estamos a falar de uma das maiores belezas naturais da Região Oeste e do País pelas suas características únicas. Com grande apreensão temos vindo a assistir à redução da sua área por efeito de um assoreamento crescente que aguarda solução há vários anos”, acrescenta. “Tendo em conta a grave situação da Lagoa de Óbidos, foi assumida pela anterior Ministra do Ambiente o compromisso de antecipar as dragagens da zona inferior com a abertura de um concurso público no último trimestre de 2010. Para a realização das referidas dragagens foi apresentada uma candidatura ao QREN-POVT no valor de 15 milhões de Euros”, faz notar. “Tanto quanto temos conhecimento tal concurso seguiu os trâmites legais obrigatórios e já recolheu o visto do Tribunal de Contas. Aliás, temos constatado a presença de uma pequena draga estacionada na Lagoa de Óbidos, sem qualquer actividade e sem que se tenha conhecimento da sua finalidade. Em resposta recebida a uma pergunta sobre a mesma matéria e datada de 29 de Janeiro de 2010, o Ministério do Ambiente apontava o 2º semestre de 2011 para o início dos trabalhos”, manifesta a social-democrata. Francisco Gomes
Deputada das Caldas faz perguntas sobre a Lagoa de Óbidos
Últimas
Artigos Relacionados
Tribunal da Relação confirma pena de 24 anos por homicídio
O Tribunal da Relação de Lisboa confirmou a pena de 24 anos de prisão por homicídio e profanação de cadáver aplicada em julho do ano passado pelo Tribunal de Loures pela morte de um homem de 47 anos em Adão Lobo, no Cadaval, ocorrida a 27 de abril de 2023.
Grupo Sentidos Dinâmicos planta árvores
Com o objetivo de “tornar o mundo num lugar melhor, começando pela nossa cidade”, o Grupo Sentidos Dinâmicos (SD) lançou o desafio, e em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, nasceu o projeto de arborização em plena cidade.
Visita a artistas mulheres presentes no Museu José Malhoa
“Depois, Malhoa” é o nome da iniciativa que tem realizado, periodicamente, visitas com especialistas convidados pelo Museu José Malhoa. Desta vez, a visita abordará as mulheres artistas presentes na exposição de longa duração do museu caldense, e decorrerá nesta quinta-feira, às 18h00, de forma gratuita.
0 Comentários