Foi com o projecto “Bode Exploratório” que Cátia Figueiredo e Márcia Caramalho, duas ex-estudantes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, venceram o primeiro prémio do Concurso Regional Poliempreende, no valor de 2.000 euros. Trata-se de um projecto de transformação de uma embarcação devoluta ou em fase de desmantelamento da pesca tradicional de Peniche num museu e centro de educação marinha. Em segundo e terceiro lugar, arrecadando 1.500 e 1.000 euros, respectivamente, com os planos de negócio “Gleesi” e “LeiriFlora”, ficaram duas equipas de estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. O projecto “Gleesi”, de Stéphane Marques, Dário Santos, João Pereira e Luís Pereira, envolve uma plataforma online que permite aprendizagem facilitada através de sessão interactiva, em que os utilizadores podem falar, desenhar e carregar documentos em tempo real. “LeiriFlora”, Luís Gaspar, João Gaspar, Hélio Soares e Ricardo Aleixo, cria um dispositivo de jardinagem que permite rentabilizar a poupança de água em cerca de 90%, efectuando a mediação da taxa de incidência solar e da temperatura. Os prémios foram patrocinados pelo banco BPI, podendo todos os vencedores auferir, desde já, de 50% do valor total do mesmo, sendo o restante entregue após comprovativo de constituição da sua unidade de negócio. Estes estudantes adquirem, além disso, a possibilidade de desenvolver gratuitamente os seus planos de negócio, durante três meses, na Incubadora D. Dinis. Visando promover e fomentar o espírito empreendedor na comunidade académica e incentivar a criação de novas empresas de base tecnológica, a iniciativa vai já na 8.ª edição e tem despertado a criatividade dos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria que, em 2007/2008, ganharam o 2.º prémio a nível nacional, com o projecto “Natureza Brincalhona”.
“Bode Exploratório” foi projecto vencedor do concurso Poliempreende
Últimas
Artigos Relacionados
Primeiro mês do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” reduziu 2.282 atendimentos nas urgências do Oeste
As urgências gerais e pediátricas dos Hospitais das Caldas da Rainha e Torres Vedras e básica do Hospital de Peniche registaram uma diminuição de 2.282 atendimentos no primeiro mês de implementação do projeto "Ligue Antes, Salve Vidas", quando comparado ao mesmo período do ano anterior, revelou a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO).
Rotary distingue comandante dos bombeiros e ciclista João Almeida como profissionais do ano
O Rotary Club das Caldas da Rainha distinguiu, no dia 17 de janeiro, dois profissionais que se destacaram pela sua contribuição à comunidade local, durante uma cerimónia realizada no restaurante “A Lareira”.
Nelson Cruz, comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, recebeu o prémio “Mérito de Carreira Profissional”, enquanto o ciclista João Almeida foi homenageado com o prémio “Mérito Profissional do Ano” pela sua carreira de sucesso no ciclismo nacional e internacional.
Caldense na final do “Estrelas ao Sábado”
O caldense Guilherme Sedas chegou a final do “Estrelas ao Sábado”, concurso de talentos musicais da RTP. A última etapa será no dia 25 de janeiro, às 14h30.
0 Comentários