Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Nazaré recebeu 3º Encontro de Bibliotecas do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dezenas de técnicos de bibliotecas escolares, municipais e especializadas participaram no 3º Encontro de Bibliotecas do Oeste, que se realizou na Nazaré, de 7 a 9 de Julho. José Gil, considerado um dos 25 grandes pensadores mundiais pela conceituada revista Le Nouvel Observateur, foi o convidado de honra na sessão de abertura deste evento, dedicado […]
Nazaré recebeu 3º Encontro de Bibliotecas do Oeste

Dezenas de técnicos de bibliotecas escolares, municipais e especializadas participaram no 3º Encontro de Bibliotecas do Oeste, que se realizou na Nazaré, de 7 a 9 de Julho. José Gil, considerado um dos 25 grandes pensadores mundiais pela conceituada revista Le Nouvel Observateur, foi o convidado de honra na sessão de abertura deste evento, dedicado ao tema “Biblioteca 2.0”. Em jeito de “fábula”, como caracterizou, o filósofo partiu da referência literária da Biblioteca de Babel, de Jorge Luís Borges, para tecer algumas reflexões sobre o papel da “Biblioteca Antiga” e da “Biblioteca Virtual” na construção do pensamento e na difusão do conhecimento. “Há qualquer coisa na transparência com que a informação é transmitida pelo virtual que muda tudo [na forma como formamos o conhecimento]”, afirmou José Gil. E, já no período de conversa com a audiência, o pensador afirmou temer “o empobrecimento do conhecimento pela falta de curiosidade”, pelo facto de “as pessoas se contentarem com o que lhes é dado”. José Gil teve ainda oportunidade de realizar uma breve visita pelas instalações da Biblioteca Municipal da Nazaré. “Estou em admiração diante do espaço e da riqueza potencial, e actual, desta biblioteca”, afirmou. O Encontro incluiu a realização de dois workshops dedicados a temas relacionados com novas tecnologias da informação e uma sessão de partilha de boas práticas e apresentação de projectos inovadores. O 3º Encontro de Bibliotecas do Oeste resultou de uma organização conjunta dos Centros de Formação da Associação de Escolas de Alcobaça e Nazaré e do Agrupamento de Escolas Centro-Oeste, em colaboração com as Câmaras Municipais das Caldas da Rainha e da Nazaré, através das suas bibliotecas municipais. A importância da parceria entre estas entidades foi realçada pelos representantes destas entidades, lembrando a vice-presidente da autarquia nazarena Mafalda Tavares, na qualidade de anfitriã, a premência da “partilha de conhecimentos num momento da sociedade em que tudo acontece tão rapidamente, devido às novas tecnologias da informação”. Já o vice-presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, afirmou, a propósito do tema do Encontro, considerar não existir “dicotomia entre a função tradicional da biblioteca e os desafios colocados pelas novas tecnologias”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.