Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Ensopado de enguias e cavacas das Caldas candidatos a maravilhas gastronómicas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Unidos pela Lagoa de Óbidos, os Municípios de Caldas da Rainha e Óbidos associam-se uma vez mais para responder ao desafio das “7 Maravilhas”. Representando as potencialidades da Lagoa e a sua riqueza no domínio da gastronomia, os dois Municípios vão candidatar o Ensopado de Enguias às Maravilhas da Gastronomia Nacional. Caldas da Rainha apresenta […]
Ensopado de enguias e cavacas das Caldas candidatos a maravilhas gastronómicas

Unidos pela Lagoa de Óbidos, os Municípios de Caldas da Rainha e Óbidos associam-se uma vez mais para responder ao desafio das “7 Maravilhas”. Representando as potencialidades da Lagoa e a sua riqueza no domínio da gastronomia, os dois Municípios vão candidatar o Ensopado de Enguias às Maravilhas da Gastronomia Nacional. Caldas da Rainha apresenta também uma candidatura na categoria dos doces com as Cavacas das Caldas, um símbolo da doçaria típica da cidade termal. As 7 Maravilhas da Gastronomia Nacional é uma iniciativa criada pela empresa “New 7 Wonders Portugal” que no passado já havia desenvolvido as “Sete Maravilhas de Portugal”(2007), “As Sete Maravilhas de origem portuguesa no Mundo” (2009) e “As Sete Maravilhas Naturais de Portugal” (2010). Entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces são as 7 categorias em que os portugueses vão poder votar ao longo dos próximos meses. O prato a concurso pretende mostrar as diversas potencialidades da Lagoa de Óbidos e a sua riqueza no domínio da gastronomia. A receita de ensopado de enguias destaca-se pela qualidade do pão, cozido em forno de lenha e as tradicionais enguias da Lagoa, além de incluir ingredientes como a cebola, pimenta, tomates maduros, polpa de tomate, alho, coentros e também batata. Quanto às Cavacas das Caldas, a história da origem desta receita não é consensual mas a venda de cavacas finas das Caldas é conhecida na cidade desde o final do século XIX. Presentemente o processo de fabrico está facilitado mas quem está no ofício recorda bem as exigências de outros tempos: “Antes de haver máquinas, era preciso amassar cerca de 3 horas”, conta Peregrina Molares, proprietária da centenária Pastelaria Machado. “As verdadeiras cavacas, a chamada cavaca fina, leva ovos e farinha, ao passo que a cavaca saloia leva mais claras”, explica. Um quilo de cavacas ronda os 10 euros e actualmente são os turistas os maiores compradores. Constitui também uma oferta a quem é de fora. As 21 candidatas a Maravilhas da Gastronomia serão organizadas em 7 categorias, 3 finalistas por categoria e os 7 vencedores serão apurados pelo maior número de votos. De 1 a 15 de Abril inicia-se a votação por parte de 70 especialistas para a selecção das 70 pré-finalistas. A votação é realizada no site oficial. A selecção de 21 finalistas ocorrerá de 16 a 30 de Abril, por um painel de 21 personalidades. As 21 finalistas são apresentadas a 7 de Maio e tem início a votação pública por SMS, chamada telefónica, Internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook. A votação decorre até 7 de Setembro e os 7 vencedores são revelados no mesmo mês, numa cerimónia a transmitir em directo pela RTP a partir de Santarém.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161