Q

Previsão do tempo

8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
8° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C
8° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 11° C

Ensopado de enguias e cavacas das Caldas candidatos a maravilhas gastronómicas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Unidos pela Lagoa de Óbidos, os Municípios de Caldas da Rainha e Óbidos associam-se uma vez mais para responder ao desafio das “7 Maravilhas”. Representando as potencialidades da Lagoa e a sua riqueza no domínio da gastronomia, os dois Municípios vão candidatar o Ensopado de Enguias às Maravilhas da Gastronomia Nacional. Caldas da Rainha apresenta […]
Ensopado de enguias e cavacas das Caldas candidatos a maravilhas gastronómicas

Unidos pela Lagoa de Óbidos, os Municípios de Caldas da Rainha e Óbidos associam-se uma vez mais para responder ao desafio das “7 Maravilhas”. Representando as potencialidades da Lagoa e a sua riqueza no domínio da gastronomia, os dois Municípios vão candidatar o Ensopado de Enguias às Maravilhas da Gastronomia Nacional. Caldas da Rainha apresenta também uma candidatura na categoria dos doces com as Cavacas das Caldas, um símbolo da doçaria típica da cidade termal. As 7 Maravilhas da Gastronomia Nacional é uma iniciativa criada pela empresa “New 7 Wonders Portugal” que no passado já havia desenvolvido as “Sete Maravilhas de Portugal”(2007), “As Sete Maravilhas de origem portuguesa no Mundo” (2009) e “As Sete Maravilhas Naturais de Portugal” (2010). Entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces são as 7 categorias em que os portugueses vão poder votar ao longo dos próximos meses. O prato a concurso pretende mostrar as diversas potencialidades da Lagoa de Óbidos e a sua riqueza no domínio da gastronomia. A receita de ensopado de enguias destaca-se pela qualidade do pão, cozido em forno de lenha e as tradicionais enguias da Lagoa, além de incluir ingredientes como a cebola, pimenta, tomates maduros, polpa de tomate, alho, coentros e também batata. Quanto às Cavacas das Caldas, a história da origem desta receita não é consensual mas a venda de cavacas finas das Caldas é conhecida na cidade desde o final do século XIX. Presentemente o processo de fabrico está facilitado mas quem está no ofício recorda bem as exigências de outros tempos: “Antes de haver máquinas, era preciso amassar cerca de 3 horas”, conta Peregrina Molares, proprietária da centenária Pastelaria Machado. “As verdadeiras cavacas, a chamada cavaca fina, leva ovos e farinha, ao passo que a cavaca saloia leva mais claras”, explica. Um quilo de cavacas ronda os 10 euros e actualmente são os turistas os maiores compradores. Constitui também uma oferta a quem é de fora. As 21 candidatas a Maravilhas da Gastronomia serão organizadas em 7 categorias, 3 finalistas por categoria e os 7 vencedores serão apurados pelo maior número de votos. De 1 a 15 de Abril inicia-se a votação por parte de 70 especialistas para a selecção das 70 pré-finalistas. A votação é realizada no site oficial. A selecção de 21 finalistas ocorrerá de 16 a 30 de Abril, por um painel de 21 personalidades. As 21 finalistas são apresentadas a 7 de Maio e tem início a votação pública por SMS, chamada telefónica, Internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook. A votação decorre até 7 de Setembro e os 7 vencedores são revelados no mesmo mês, numa cerimónia a transmitir em directo pela RTP a partir de Santarém.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

reis00