Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Centenas de visitantes rumaram ao Carvalhal para as Luminárias de São José

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cumprindo uma tradição que remonta à última década do século XIX, a população do Carvalhal, no concelho do Bombarral, voltou a iluminar as fachadas das suas habitações com cascas de caracóis para a realização da edição de 2011 das “Luminárias de São José”. O evento religioso decorreu, como é hábito, no dia 19 de Março, […]
Centenas de visitantes rumaram ao Carvalhal para as Luminárias de São José

Cumprindo uma tradição que remonta à última década do século XIX, a população do Carvalhal, no concelho do Bombarral, voltou a iluminar as fachadas das suas habitações com cascas de caracóis para a realização da edição de 2011 das “Luminárias de São José”. O evento religioso decorreu, como é hábito, no dia 19 de Março, e contou uma vez mais com a presença de várias centenas de pessoas, tornando quase impossível o estacionamento na zona envolvente a esta aldeia histórica. Talvez pelo facto das “Luminárias” terem decorrido a um sábado, dia de descanso para muitas pessoas, na edição de 2011 verificou-se um aumento de habitações decoradas com cascas de caracóis, o que veio engrandecer ainda mais este acontecimento. As óptimas condições climatéricas que se verificaram no dia do evento terão igualmente contribuído para uma maior adesão dos habitantes do Carvalhal e também para o elevado número de visitantes que assistiram à procissão. Um das novidades desta edição das “Luminárias” prendeu-se com o retomar da tradição de colocar arcos decorados nas ruas, dando as boas vindas aos visitantes. O evento iniciou-se pelas 20:30 horas com a celebração da missa em Honra de São José pelo Padre José Faria na Igreja do Santíssimo Sacramento do Carvalhal. Seguiu-se a procissão pelas ruas da aldeia, com as imagens de São José e de Nossa Senhora, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense. As “Luminárias de São José” remontam, segundo a tradição oral, à última década do Século XIX, tendo sido iniciadas pelo pároco que na altura exercia nesta paróquia, tendo sugerido à população, que na noite de 19 de Março, iluminassem as ruas com cascas de caracóis. Após alguns anos de interrupção, a tradição foi retomada em 1969 por intermédio do padre José Miguel Ferreira de Moura, que desafiou a população a voltar a organizar a festa em honra de São José, festa essa que se vai mantendo até aos dias de hoje. Este evento é organizado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal, com o apoio da Junta de Freguesia do Carvalhal e do Núcleo de Melhoramentos, Cultura e Desporto do Carvalhal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto