Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C

Centenas de visitantes rumaram ao Carvalhal para as Luminárias de São José

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cumprindo uma tradição que remonta à última década do século XIX, a população do Carvalhal, no concelho do Bombarral, voltou a iluminar as fachadas das suas habitações com cascas de caracóis para a realização da edição de 2011 das “Luminárias de São José”. O evento religioso decorreu, como é hábito, no dia 19 de Março, […]
Centenas de visitantes rumaram ao Carvalhal para as Luminárias de São José

Cumprindo uma tradição que remonta à última década do século XIX, a população do Carvalhal, no concelho do Bombarral, voltou a iluminar as fachadas das suas habitações com cascas de caracóis para a realização da edição de 2011 das “Luminárias de São José”. O evento religioso decorreu, como é hábito, no dia 19 de Março, e contou uma vez mais com a presença de várias centenas de pessoas, tornando quase impossível o estacionamento na zona envolvente a esta aldeia histórica. Talvez pelo facto das “Luminárias” terem decorrido a um sábado, dia de descanso para muitas pessoas, na edição de 2011 verificou-se um aumento de habitações decoradas com cascas de caracóis, o que veio engrandecer ainda mais este acontecimento. As óptimas condições climatéricas que se verificaram no dia do evento terão igualmente contribuído para uma maior adesão dos habitantes do Carvalhal e também para o elevado número de visitantes que assistiram à procissão. Um das novidades desta edição das “Luminárias” prendeu-se com o retomar da tradição de colocar arcos decorados nas ruas, dando as boas vindas aos visitantes. O evento iniciou-se pelas 20:30 horas com a celebração da missa em Honra de São José pelo Padre José Faria na Igreja do Santíssimo Sacramento do Carvalhal. Seguiu-se a procissão pelas ruas da aldeia, com as imagens de São José e de Nossa Senhora, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense. As “Luminárias de São José” remontam, segundo a tradição oral, à última década do Século XIX, tendo sido iniciadas pelo pároco que na altura exercia nesta paróquia, tendo sugerido à população, que na noite de 19 de Março, iluminassem as ruas com cascas de caracóis. Após alguns anos de interrupção, a tradição foi retomada em 1969 por intermédio do padre José Miguel Ferreira de Moura, que desafiou a população a voltar a organizar a festa em honra de São José, festa essa que se vai mantendo até aos dias de hoje. Este evento é organizado pela Irmandade do Santíssimo Sacramento do Carvalhal, com o apoio da Junta de Freguesia do Carvalhal e do Núcleo de Melhoramentos, Cultura e Desporto do Carvalhal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tertúlia sobre os 30 anos da escola de Santa Catarina

No âmbito das comemorações dos 30 anos da escola de Santa Catarina, um marco histórico muito importante para a vila e para a freguesia, realiza-se no dia 25 de fevereiro, às 17h00, no centro pastoral de Santa Catarina, uma tertúlia sobre a relevância da inauguração deste estabelecimento de ensino, na altura Escola Básica Integrada 1,2,3.