Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Apresentado novo edifício do Teatro da Rainha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Teatro da Rainha, companhia de teatro profissional fundada em 1985 em Caldas da Rainha, celebra os seus 25 anos de existência com a Exposição 25+1, proporcionando uma viagem pelas diversas formas de que a memória, num teatro, se vai tecendo, na perspectiva de assinalar a passagem a um outro estádio da vida – a […]
Apresentado novo edifício do Teatro da Rainha

O Teatro da Rainha, companhia de teatro profissional fundada em 1985 em Caldas da Rainha, celebra os seus 25 anos de existência com a Exposição 25+1, proporcionando uma viagem pelas diversas formas de que a memória, num teatro, se vai tecendo, na perspectiva de assinalar a passagem a um outro estádio da vida – a construção do novo edifício, o Teatro da Caixa Preta, cujo projecto foi apresentado na inauguração da exposição pelo arquitecto Nuno Lopes, no passado dia 27. Na ocasião teve lugar a encenação da peça “Kabaret Keuner e outras histórias”, de Bertolt Brecht, um monólogo do caldense José Carlos Faria. Localizado na Praça da Universidade, o novo espaço “permite conferir a este novo equipamento o papel central no conjunto de equipamentos culturais e desportivos já existentes, constituindo-se assim como um edifício âncora para esta área de expansão urbana”, manifestou Nuno Lopes. O novo edifício do Teatro da Rainha contará com a participação financeira da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, conforme adiantado pelo próprio presidente da Câmara, reconhecendo o trabalho desenvolvido nestes 25 anos pelo Teatro da Rainha e a importância da companhia ter um espaço próprio, onde além da criação e apresentação de espectáculos, possa também desenvolver projectos de formação teatral. O encenador Fernando Mora Ramos descreveu que o novo Teatro “não é um qualquer espaço para um qualquer arbitrário e estatuído, mundano, desejo de ficcionar”. “Contamos histórias, partidas, incompletas e fundamentalmente interrogamos a vida, tentamos rir e denunciar as forças de destruição do humano: eis o teatro, esse vício de viver. Pois é a nossa opção e de tantos teatros pelo mundo, ser outros e localizar o desastre e a alegria através do prazer reflexivo, do sarcasmo e da dor”, sublinhou. “Com mais de cinquenta peças feitas, milhões de palavras nos cérebros, de clássicos e contemporâneos, centenas de sítios e cidades visitados, continuamos a desejar um teatro elitista para todos. Mas sobretudo desejamos que a atenção daqueles que deviam pensar que um país não é um pardieiro, muito menos uma contabilidade de mercearia, se identifique de facto com o interesse dos povos, a alegria de uma liberdade culta como plano”, comentou. A Exposição 25+1 é constituída por diversos materiais, desde desenhos, fotografias, pedaços de cenário, bandas sonoras, fragmentos de peças, e pinturas que farão deste acto de memória um gesto do presente e não uma viagem nostálgica. A mostra estará patente até 3 de Julho no Museu José Malhoa, no Parque D. Carlos I, de terça a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.