Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
15° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 20° C
15° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

São 6 nas Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mais escolas primárias podem fechar A ministra da Educação admitiu fechar 365 escolas primárias com menos de 21 alunos no próximo ano lectivo. Da lista fazem parte estabelecimentos de ensino da região, mas pode não ser definitiva, pois ainda vão decorrer negociações entre os municípios e o ministério. Das Caldas da Rainha podem fechar a […]
São 6 nas Caldas

Mais escolas primárias podem fechar A ministra da Educação admitiu fechar 365 escolas primárias com menos de 21 alunos no próximo ano lectivo. Da lista fazem parte estabelecimentos de ensino da região, mas pode não ser definitiva, pois ainda vão decorrer negociações entre os municípios e o ministério. Das Caldas da Rainha podem fechar a Esc. Básica da Lagoa Parceira, a Esc. Básica de Santa Susana, a Esc. Básica de Carreiros, a Esc. Básica do Casal da Marinha, a Esc. Básica da Moita e a Esc. Básica de Peso. Do Cadaval constam da lista a Esc. Básica de Pêro Moniz e a Esc. Básica de Cercal. Em Peniche, correm o risco de encerrar a Esc. Básica de Casais Brancos, a Esc. Básica de Atouguia da Baleia nº. 2, a Esc. Básica de Ribafria nº. 2 e a Esc. Básica de Reinaldes. Do Bombarral constam a Esc. Básica do Barrocalvo e a Esc. Básica de São Mamede. No concelho de Alcobaça estão na lista a Esc. Básica de Frei Domingos, Benedita, a Esc. Básica de Acipreste e Esc. Básica de Valado de Santa Quitéria. Na Nazaré, é a Esc. Básica de Fanhais que é apontada. Os pais dos alunos da escola de Santa Susana, em A-dos-Francos, nas Caldas da Rainha, não ficaram nada satisfeitos por saberem que o estabelecimento de ensino está na lista das que irão encerrar no próximo ano lectivo. “Todos os anos os pais têm pintado e arranjado a escola, que tem todas as condições para continuar a funcionar”, manifestou Carla Brás, cuja filha é uma das 18 crianças que ali tem aulas. A escola só tem uma sala e uma professora e “houve imposição do agrupamento de escolas de que só podia ter 18 alunos e outros dois que havia a mais tiveram de passar para outra escola”, indicou. “Pais e avós, vamo-nos juntar todos para que a escola não feche”, assegurou. António Tomé, avô de um aluno, lamentou o encerramento. “Não é justo fechar se tem alunos. É uma perda para a localidade”, disse. “A escola faz muita falta. Onde moro já fechou e tive de vir para aqui com a minha filha. E agora tenho de ir para outro lado mais distante?”, interrogou Aida Santos, considerando que a aldeia ficará “descaracterizada”. “Se não for a escola a aldeia não tem movimento e fica mais deserta e abandonada”, completou Celeste Franco, habitante de Santa Susana. Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (fotos)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP recupera cerâmica furtada da Bordallo Pinheiro no valor de 45 mil euros

Mais de duas centenas de peças cerâmicas das Faianças Bordallo Pinheiro, em Caldas da Rainha, avaliadas em cerca de 45 mil euros, foram recuperadas pela PSP, que identificou um homem de 40 anos, constituído arguido por fortes suspeitas de envolvimento nos crimes de furto e recetação. O suspeito tem historial de ilícitos semelhantes.

bordallo