Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C

Grupo de idosos recordou memórias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Municipal do Cadaval acolheu, no passado dia 5, uma actividade cultural que juntou idosos do lar e centro de dia da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval. Uma projecção de slides permitiu reviver o passado e soltar a conversa, temperada com música ao vivo, visita ao museu e um pequeno lanche-convívio. A iniciativa […]
Grupo de idosos recordou memórias

O Museu Municipal do Cadaval acolheu, no passado dia 5, uma actividade cultural que juntou idosos do lar e centro de dia da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval. Uma projecção de slides permitiu reviver o passado e soltar a conversa, temperada com música ao vivo, visita ao museu e um pequeno lanche-convívio. A iniciativa enquadrou-se no projecto de estágio de Educação Social, da responsabilidade de Elisabete Pereira. O museu começou por exibir, na sala de audiovisual, uma projecção de imagens referentes ao património religioso do concelho. Esta apresentação suscitou, da parte do grupo sénior, o diálogo e a interacção acerca da cultura e religião do concelho, o que possibilitou aos idosos reviver memórias de tempos idos. Numa segunda projecção, foram mostrados slides relativos a fontes e moinhos do concelho, através da qual a plateia sénior teve, uma vez mais, oportunidade de recordar e narrar algumas experiências de vida. A farinha que iam comprar directamente ao moleiro para cozer pão, todas as semanas, ou a ceifa do trigo e o trabalho duro no campo constituíram algumas das memórias partilhadas. Recordou-se, igualmente, o lavar da roupa nos tanques e fontes bem como a sua importância para saciar a sede aos animais de trabalho e de transporte, tais como os burros. Após este momento revivalista, os idosos puderam ainda assistir a um recital de guitarra clássica, pelo convidado Nuno Pereira, a que se seguiu uma breve visita guiada ao espólio do museu. A acção culminou com um pequeno lanche onde constou bolo caseiro, confeccionado pelo lar de Nª Sr.ª. da Conceição (Cadaval), acompanhado de chá quente. Ao som de música gravada, da autoria do Joaquim Roque (o último gaiteiro tradicional de Torres Vedras) o convívio e a conversa prosseguiram entre os convivas presentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta