Q

Previsão do tempo

22° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
22° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
23° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

Grupo de idosos recordou memórias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Municipal do Cadaval acolheu, no passado dia 5, uma actividade cultural que juntou idosos do lar e centro de dia da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval. Uma projecção de slides permitiu reviver o passado e soltar a conversa, temperada com música ao vivo, visita ao museu e um pequeno lanche-convívio. A iniciativa […]
Grupo de idosos recordou memórias

O Museu Municipal do Cadaval acolheu, no passado dia 5, uma actividade cultural que juntou idosos do lar e centro de dia da Santa Casa da Misericórdia do Cadaval. Uma projecção de slides permitiu reviver o passado e soltar a conversa, temperada com música ao vivo, visita ao museu e um pequeno lanche-convívio. A iniciativa enquadrou-se no projecto de estágio de Educação Social, da responsabilidade de Elisabete Pereira. O museu começou por exibir, na sala de audiovisual, uma projecção de imagens referentes ao património religioso do concelho. Esta apresentação suscitou, da parte do grupo sénior, o diálogo e a interacção acerca da cultura e religião do concelho, o que possibilitou aos idosos reviver memórias de tempos idos. Numa segunda projecção, foram mostrados slides relativos a fontes e moinhos do concelho, através da qual a plateia sénior teve, uma vez mais, oportunidade de recordar e narrar algumas experiências de vida. A farinha que iam comprar directamente ao moleiro para cozer pão, todas as semanas, ou a ceifa do trigo e o trabalho duro no campo constituíram algumas das memórias partilhadas. Recordou-se, igualmente, o lavar da roupa nos tanques e fontes bem como a sua importância para saciar a sede aos animais de trabalho e de transporte, tais como os burros. Após este momento revivalista, os idosos puderam ainda assistir a um recital de guitarra clássica, pelo convidado Nuno Pereira, a que se seguiu uma breve visita guiada ao espólio do museu. A acção culminou com um pequeno lanche onde constou bolo caseiro, confeccionado pelo lar de Nª Sr.ª. da Conceição (Cadaval), acompanhado de chá quente. Ao som de música gravada, da autoria do Joaquim Roque (o último gaiteiro tradicional de Torres Vedras) o convívio e a conversa prosseguiram entre os convivas presentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.