Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
14° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Festival de Chocolate de Óbidos recebeu 50 mil pessoas no fim-de-semana

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos primeiros dias do IX festival do Chocolate em Óbidos estiveram, entre muralhas, a degustar o chocolate, cerca de 50 mil pessoas. Mas não é só o chocolate que torna este festival irresistível, são muitos os eventos organizados para estes dias onde toda a família pode participar, durante as três semanas, de quinta-feira a domingo […]
Festival de Chocolate de Óbidos recebeu 50 mil pessoas no fim-de-semana

Nos primeiros dias do IX festival do Chocolate em Óbidos estiveram, entre muralhas, a degustar o chocolate, cerca de 50 mil pessoas. Mas não é só o chocolate que torna este festival irresistível, são muitos os eventos organizados para estes dias onde toda a família pode participar, durante as três semanas, de quinta-feira a domingo até 3 de Abril. O património histórico de Óbidos é o tema das cinco esculturas que estão na cerca do Castelo. Segundo José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, empresa municipal que organiza o Festival, a exposição “é uma oportunidade para homenagear o património da vila, no âmbito das comemorações do centenário da classificação do castelo como monumento nacional”. “O Festival apresenta um conjunto de actividades já consolidadas, mas também muita inovação e novos motivos de interesse”, disse o responsável, acrescentando que “conta com a presença dos designers de moda do Atelier Storytailors, na Festa de Encerramento, no dia 2 de Abril, na Praça de Santa Maria”. Existem ainda cursos de chocolateria destinados ao público em geral e diversas actividades como o body painting, ementas de chocolate – elaboração de pratos especiais pelos restaurantes do concelho, todos com chocolate, e receitas para diabéticos confeccionadas por chefs pasteleiros. Doze dos melhores chefs portugueses de cozinha estão a fazer demonstrações de pratos salgados com chocolate na cerca do Castelo, e também em alguns restaurantes de Óbidos. Destaque para a tenda de Body Painting, onde os visitantes podem ficar coloridos com diversas cores e desenhos com uma base de chocolate. Neste espaço os visitantes vêem ainda algumas demonstrações corporais artísticas em modelos do certame, que apresentam pinturas em todo o corpo ou simplesmente no rosto. Dentro da muralha o tradicional espaço dedicado às crianças apresenta algumas novidades. Primeiro passam pelo teatro de fantoches, com a história da conquista do Castelo, onde o herói é Afonso Henriques, que liberta o chocolate distribuído pelas crianças. Depois as crianças passam para outra actividade, onde decoram um biscoito com a pasta de cobertura Chocopan. Por último, recebem uma aula de como fazer chocolate e fazem a sua própria barra para perceber o processo de solidificação. Os bilhetes custam sete euros, ou cinco euros para crianças com idades compreendidas entre os seis e os 11 anos. Os portadores da Via Verde para a Cultura terão acesso gratuito, assim como os munícipes de Óbidos à quinta e sexta-feira. A Casa de Chocolate das Crianças tem o preço de cinco euros (para crianças que não tenham bilhete geral do evento) e três euros (para crianças com bilhete geral do evento). Marlene Sousa (texto) Carlos Barroso (fotos)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos