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Câmara apresenta projecto de requalificação da zona do Hospital Termal

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A Câmara das Caldas apresentou um projecto de requalificação da zona do Hospital Termal e do Largo João de Deus e ainda para a promoção das estâncias termais. Hugo Oliveira, vereador responsável pela candidatura, explicou que este projecto Provere – Programa de Valorização das Estâncias Termais da Região Centro, tem como objectivo a consolidação e […]
Câmara apresenta projecto de requalificação da zona do Hospital Termal

A Câmara das Caldas apresentou um projecto de requalificação da zona do Hospital Termal e do Largo João de Deus e ainda para a promoção das estâncias termais. Hugo Oliveira, vereador responsável pela candidatura, explicou que este projecto Provere – Programa de Valorização das Estâncias Termais da Região Centro, tem como objectivo a consolidação e qualificação dos espaços sub-regionais, cujo âmbito de actuação incide sobre a valorização das Estâncias Termais da Região Centro “como recurso estratégico alvo, que fortalece a base sócio-económica local e regional, promovendo o elevado potencial turístico e económico que lhe está associado”. O autarca conseguiu como parceiro o Centro Hospitalar Oeste Norte, que irá participar no projecto e acompanhá-lo. O concurso incluiu uma intervenção no Largo D. Leonor, Largo D. Manuel I, Largo João de Deus, Beco João de Deus, Travessa João de Deus, Travessa do Espírito Santo, Rua Rafael Bordalo Pinheiro, Travessa Rodrigo Berquó, Rua Rodrigo Berquó, Largo Conselheiro José Filipe, Travessa da Misericórdia, e Beco do Quartel. “Será a requalificação de toda aquela zona, com intervenção no sub-solo e no piso térreo. Serão alterações na ordem dos 600 mil euros, incluindo 50 mil euros na promoção da área envolvente do termalismo”, indicou. Segundo Hugo Oliveira, a maior intervenção e mais delicada será na Rua de Camões, onde “vamos deslocar a conduta das águas sobrantes das águas termais. Vamos mexer nessa zona para a salvaguardar. Estamos a analisar esta obra com o Centro Hospitalar para que não hajam problemas com as condutas. É provável que esta obra avance antes da regeneração urbana, porque são candidaturas diferentes”. Na documentação fornecida ao JORNAL das CALDAS, o programa Provere baseia-se a partir de um Plano Estratégico, de âmbito mais abrangente, com a Associação das Termas de Portugal a desenvolver uma Estratégia de Eficiência Colectiva que visa, de forma integrada, um conjunto de intervenções e trabalhos com os quais procura contribuir, ao nível da Região Centro, na implementação do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), através da valorização económica de um recurso endógeno inimitável e emblemático, as suas estâncias termais, localizadas na maioria em territórios de baixa densidade, por via de um conjunto integrado de trabalhos, promovidos em rede e sob a égide de um consórcio alargado. Desta forma os projectos estão focalizados em áreas de grande riqueza de água mineral, sendo este o elemento central para a combinação de actividades de turismo, com actividades nos domínios da saúde e cosmética, proporcionando o surgimento de bens e serviços com forte ligação territorial e aos diversos níveis de estratos populacionais diversificados. O projecto prevê o reforço da competitividade, através da requalificação e sofisticação da oferta, a estruturação de produtos turísticos compósitos, através da integração dos diversos elementos de atractividade que constituem balneários termais, alojamentos, gastronomia, actividades de animação, património, cultura, natureza – para reforço de competitividade dos destinos termais como destinos de Turismo de Saúde e Bem-Estar de excelência na Região Centro; a Introdução de uma Rede de Estâncias Termais para dinamização socio-económica do território alvo, como factor de atracção da procura turística nacional e internacional, a Implementação de um Plano de Marketing estratégico com enfoque na melhoria da eficácia e rentabilidade das acções de distribuição, comunicação e comercialização e em estratégias de distribuição e comunicação assentes em proposta de valor, visão estratégica por segmento de mercado, focalização no canal Internet e gestão pró activa com o “trade” e com os “prescritores”, a requalificação da envolvente natural e edificada das Estâncias Termais que valorizem turisticamente o destino e que se enquadre em projectos de criação ou requalificação da oferta, a aposta na certificação da qualidade como factor de competitividade para a valorização da oferta e como indutor de crescimento da procura, e a aposta na inovação, investigação aplicada e formação especializada como factor de competitividade para a diferenciação, valorização e qualificação da oferta. Carlos Barroso

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