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“Prove Portugal” quer levar gastronomia nacional aos quatro cantos do mundo

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Bernardo Trindade aposta na gastronomia portuguesa para promover o Turismo internacionalmente. O Programa “Prove Portugal” foi apresentado na Convenção do Turismo do Oeste, organizada pela Região de Turismo do Oeste, que se realizou no Hotel Rural Quinta do Pinheiro, na Nazaré. O encontro contou com várias dezenas de empresários da região ligados ao Turismo, e […]
Prove Portugal quer levar gastronomia nacional aos quatro cantos do mundo

Bernardo Trindade aposta na gastronomia portuguesa para promover o Turismo internacionalmente. O Programa “Prove Portugal” foi apresentado na Convenção do Turismo do Oeste, organizada pela Região de Turismo do Oeste, que se realizou no Hotel Rural Quinta do Pinheiro, na Nazaré. O encontro contou com várias dezenas de empresários da região ligados ao Turismo, e contou com a animação da Dixie Naza Jazz Band. A convenção começou com a intervenção de José Bento dos Santos, presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia, que apresentou os elementos essenciais do programa “Prove Portugal”. Para a promoção do Turismo nacional, o Governo aposta no peixe, considerado “o melhor do mundo”, na doçaria, no vinho, na cataplana e nos chefes de cozinha. Estes são, assim, os cinco elementos chave para levar a promoção de Portugal a todo o mundo, onde a estratégia de comunicação é um factor fundamental e determinante. Bernardo Trindade afirmou que a aposta do programa passa pela “valorização da nossa gastronomia como instrumento de comunicação”, para que “possamos comunicar o nosso produto de forma mais convincente”. Para António Carneiro, presidente da “Turismo do Oeste”, foi “um dia particularmente feliz”, uma vez que se retomaram as convenções do Oeste, paradas há cerca de dois anos, e se bateu o “recorde” ao nível da participação. António Carneiro mencionou algumas particularidades da região do Oeste essenciais na promoção do programa, como o facto de a Nazaré e Peniche “ter o melhor peixe do mundo”, “ter os melhores hortícolas do país”, além de ser “o território da pêra rocha e maça de Alcobaça”, entre outros. O dirigente afirmou ainda que o Oeste “vai ter uma forte presença” no programa. “Vamos aderir de corpo e alma a este programa”. Por sua vez, o presidente da Câmara da Nazaré, Jorge Barroso, baseou o seu discurso numa analogia de um episódio marítimo, para lembrar ao secretário de Estado que há investimentos à espera de licenciamento no concelho da Nazaré, que podem ficar sem resolução ou por impedimentos burocráticos ou por motivos de prazos, referindo-se também, às compensações pela deslocalização do aeroporto da Ota. “Iremos ou não morrer na praia?”, questionou. “Conto com o secretário de Estado para o barco chegar a bom porto”, disse Jorge Barroso. Em resposta, Bernardo Trindade disse: “Construamos uma via verde em prol do bom investimento”. Antes do início dos trabalhos, o secretário de Estado do Turismo, Bernardino Trindade, esteve na Nazaré e na Fervença, Alcobaça, onde reclassificou duas unidades hoteleiras. Na Nazaré, o Mar Bravo deixou a denominação da Albergaria e passou a ser classificado como Hotel, e na Fervença, as Termas da Piedade são agora chamadas “Your Hotel and Spa”. Contudo, a nova reclassificação tem um prazo de validade, neste caso quatro anos, o que obriga os empresários a renovarem a classificação atribuída. Na convenção, Bernardo Trindade terminou o seu discurso, afirmando que “tudo farei para que este caminho valorize não só as regiões, mas sobretudo, valorize Portugal”. Tânia Rocha

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