Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C

Óbidos em Encontro sobre gestão da água e de resíduos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Óbidos esteve presente, nos passados dias 25 e 26, no 4.º Encontro “Gestão Integrada da Água e Resíduos – Novos Paradigmas”, em Beja. Óbidos, através da engenheira do Ambiente Catarina Canha, apresentou os resultados alcançados com a iniciativa “Custa Menos Separar” e do sistema Caso de Estudo – Implementação de uma Taxa […]
Óbidos em Encontro sobre gestão da água e de resíduos

O Município de Óbidos esteve presente, nos passados dias 25 e 26, no 4.º Encontro “Gestão Integrada da Água e Resíduos – Novos Paradigmas”, em Beja. Óbidos, através da engenheira do Ambiente Catarina Canha, apresentou os resultados alcançados com a iniciativa “Custa Menos Separar” e do sistema Caso de Estudo – Implementação de uma Taxa de Resíduos Individual em Portugal. O Município de Óbidos apresentou a sua estratégia para implementação de uma taxa de resíduos individual, nomeadamente os resultados de um estudo preliminar desencadeado pelo Município. Com este plano, pretende a avaliação da viabilidade técnica e económica, para a implementação de um tarifário individual que se adeqúe ao Município. Trata-se de uma medida que tem por objectivo a aplicação do conceito “Pay-As-You-Throw”, pela implementação de um sistema de tarifa variável que baseia o valor da tarifa na quantidade de resíduos produzidos por cada residente e, desse modo, quanto maior for o volume ou peso dos resíduos produzidos, maior a tarifa afecta à sua gestão. A medida vem assim alterar o sistema tarifário de resíduos tradicional. Propõe ser um incentivo à mudança de comportamento dos cidadãos em relação aos resíduos, nomeadamente pela redução da quantidade produzida e pelo aumento da recolha selectiva, minimizando a quantidade de detritos depositada em aterro e, possibilitando, dessa forma, uma redução de custos pela optimização de recursos. O Encontro foi organizado pela Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente (AMALGA). Realizaram-se um conjunto de palestras relativas à gestão da água e de resíduos. Teve por objectivo demonstrar o que é feito, em termos nacionais, na área da gestão da água e dos resíduos. Para além do Município de Óbidos estiveram presentes no evento a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), QUERCUS, INAG, ERSAR, entre outras entidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0