No passado dia 7, o concelho do Bombarral recebeu mais uma edição do Raid Figueira da Foz – Lisboa, prova automobilística organizada pelo Automóvel Clube de Portugal – Clássicos que vai já na sua 108ª edição. Caracterizando-se por ser a mais antiga prova de Portugal destinada a automóveis e motas fabricadas até ao ano de 1939, o Raid não é uma competição mas sim uma demonstração de resistência e longevidade dos carros antigos, comemorando a primeira corrida de automóveis no nosso país em Outubro de 1902. Com uma extensão de 234 quilómetros, a prova ligou uma vez mais a cidade balnear da Figueira da Foz à capital portuguesa, Lisboa, tendo a mesma terminado junto ao Museu da Electricidade. Os primeiros concorrentes chegaram à vila do Bombarral poucos minutos antes das 12 horas, tendo o ponto de controlo sido instalado, contrariamente ao que ocorreu na última edição, na Praça do Município, onde eram aguardados pelo Presidente e pela Vice-presidente da Câmara Municipal, José Manuel Vieira e Joana Patuleia. Presentes estiveram igualmente três alunas do Curso de Turismo Rural e Ambiental do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, que convidaram os participantes a “desfrutar o melhor que o Bombarral tem”, levando consigo uma saborosa Pêra Rocha. A esta iniciativa associaram-se ainda alguns bombarralenses que também partilham o gosto pelos automóveis antigos, tendo trazido as suas preciosidades até à Praça do Município para acolher os clássicos que marcaram a história do mundo automóvel nas primeiras décadas do século passado. O facto da prova ter voltado a passar em frente ao edifício dos Paços do Municipio foi motivo de satisfação para a organização, afirmando João Torrado, do ACP Clássicos, que “neste capítulo, temos de agradecer a amabilidade do senhor presidente da Câmara, pois temos muito gosto em passar em frente à Câmara Municipal, onde somos extremamente bem recebidos”. Seguidamente, os automobilistas rumaram à Quinta dos Loridos, propriedade do Comendador Joe Berardo, onde teve uma vez mais lugar o almoço e onde as viaturas estiveram em exposição para quem as quisesse admirar. O 108º Raid Figueira da Foz – Lisboa contou com três dezenas de automóveis inscritos, sendo os mais antigos um Rolls Royce Silver Ghost de 1911, um Peugeot Bebé e um Cadillac Touring, ambos fabricados em 1914.
Raid Figueira da Foz-Lisboa passou pelo Bombarral
Últimas
Artigos Relacionados
Praticante de kitesurf salvo após dificuldades em São Martinho
Os tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré resgataram um praticante de kitesurf, de nacionalidade inglesa, que se encontrava em dificuldades na água, a cerca de uma milha náutica (aproximadamente dois quilómetros) da barra de São Martinho do Porto, ao final da tarde deste sábado.
Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável
Óbidos recebeu, durante três dias, a 2ª edição do CIMES - Congresso Internacional de Mobilidade Escolar Sustentável, este ano com Cabo Verde como país convidado. Partilhar projetos de mobilidade sustentável, debater estratégias para melhorar a mobilidade nas escolas e inspirar o futuro, são os objetivos deste encontro, que decorreu entre 1 e 3 de outubro na Casa da Música e na Praça da Criatividade.
Equipa caldense Karkará Jiu-jitsu em competição
A equipa caldense Karkará Jiu-jitsu participou neste sábado com três atletas na competição Fall Open da Liga Portuguesa de Jiu-jitsu, em Tomar.
0 Comentários