Por proposta de vários munícipes, os vereadores do Partido Socialista na Câmara das Caldas inquiriram o executivo acerca do paradeiro do Grande Colar da Ordem honorífica de Torre e Espada com que foi agraciada a cidade em 1919, uma ausência que, referem, tem sido muito comentada no ano em que se celebra a implantação da República. Esta distinção é atribuída “por méritos excepcionalmente relevantes no exercício de funções, heroísmo militar e cívico ou por sacrifícios pela Pátria e Humanidade”. Foram os vereadores informados que se desconhece onde e quando esta distinção desapareceu das instalações da Câmara. “Esta questão tem sido objecto das maiores interrogações por parte dos munícipes, uma vez que não compreendem uma imprevidência desta gravidade, assim como não entendem por que razão em nenhum dos sucessivos mandatos se tenha deliberado incluir o Colar nas armas da cidade, tal como acontece com todas as cidades que foram agraciadas com esta honra”, sustentam. Os vereadores do PS consideram que um extravio desta natureza, admitido como irreversível, justifica que a Câmara contacte a Presidência da República e a Chancelaria das ordens para conhecer da possibilidade de se conseguir uma duplicata do Colar e devolver ao município a fruição daquela que é uma das mais antigas e prestigiantes condecorações portuguesas de que foi recipiente, e acham também que se justifica proceder de acordo com a tradição honorífica, integrando aquela prestigiante condecoração nas armas do município. Francisco Gomes
Ordem honorífica foi perdida pela Câmara das Caldas
18 de Novembro, 2010
Por proposta de vários munícipes, os vereadores do Partido Socialista na Câmara das Caldas inquiriram o executivo acerca do paradeiro do Grande Colar da Ordem honorífica de Torre e Espada com que foi agraciada a cidade em 1919, uma ausência que, referem, tem sido muito comentada no ano em que se celebra a implantação da […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Mulheres da Dinastia de D. Leonor
Somos as “Aventureiras da Leitura” da associação Olha-Te, queremos relembrar a vida de familiares de D. Leonor que deixaram marca na história. No âmbito da celebração do V Centenário da morte da nossa Rainha, continuamos com a sua mãe, D. Beatriz, ou Brites, duquesa de Viseu e Beja, 1430-1506.
1ª volta do Campeonato Nacional de Voleibol Feminino concluída
O Pavilhão Raúl Jardim Graça recebeu, no passado dia 12 de abril, a última jornada da 1ª volta do Campeonato Nacional de Voleibol Feminino – Infantis – Série C.
Quarto lugar para veteranas femininas da Associação Desportiva de Óbidos
A equipa de voleibol de veteranas femininas da Associação Desportiva de Óbidos ficou em quarto lugar num torneio de voleibol, neste domingo, em Sintra.
0 Comentários