Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

“As Caldas e a República” no Museu Malhoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 26 de Novembro a 27 de Fevereiro, o Museu José Malhoa apresenta a exposição evocativa “O Museu José Malhoa. As Caldas e a República”, que reúne artistas intervenientes durante a I República e que concorreram para a definição da colecção fundadora e da identidade do Museu. O tema insere-se noutro mais geral e agregador, […]

De 26 de Novembro a 27 de Fevereiro, o Museu José Malhoa apresenta a exposição evocativa “O Museu José Malhoa. As Caldas e a República”, que reúne artistas intervenientes durante a I República e que concorreram para a definição da colecção fundadora e da identidade do Museu. O tema insere-se noutro mais geral e agregador, as Caldas da Rainha perante a implantação da República, do qual decorre a ideia de um Museu para as Caldas, nos anos de 1920. Criado em 1933 e inaugurado em 1934, a ideia do Museu José Malhoa cruza os anos 20, com vicissitudes de vária ordem, culminando a sua fundação um período de vários anos, em que as instituições locais, as associações, a imprensa, uma elite cultural e política e a opinião pública se congregam para a concretização dessa ideia de matriz republicana. O contributo dos artistas portugueses é então decisivo para a definição das colecções. A evocação da República e do republicanismo é abordada através dos ideais cívicos e dos protagonistas que actuaram nas Caldas da Rainha, desde a primeira hora, aí se inserindo o Museu José Malhoa, enquanto ideia de raiz republicana que projecta no futuro os ideais que lhe são subjacentes. Em estreita colaboração com a associação PH – Património Histórico. Grupo de Estudos, o Museu José Malhoa assim contribui para aprofundar a investigação acerca da história I República e do republicanismo nas Caldas da Rainha, promovendo a divulgação e a projecção deste conhecimento e do ideário republicano. A exposição inclui colecções do espólio artístico, documental e de arquivo do Museu José Malhoa, assim como de outras colecções públicas e privadas. Integra-se esta exposição no Protocolo de Colaboração assinado entre o IMC – Instituto dos Museus e da Conservação, e a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. A inauguração terá lugar no dia 26 de Novembro, pelas 18:00 horas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Motoclube Star Riders realizou evento solidário Egg Run

O Moto Clube Star Riders Portugal dedicou a sua iniciativa solidária Egg Run 2024 a cerca de 80 crianças e jovens da Ordem do Trevo (OT) e do Centro de Educação Especial Rainha D. Leono (CEERDL).
A festa, com direito a animação e almoço, decorreu no dia 21 de abril na Expoeste. Além da entrega de bens alimentares, roupa, artigos de higiene, material escolar e brinquedos, as crianças e jovens também realizaram um “batismo motard”, com um passeio de motorizada. Para muitos, foi a primeira vez que andaram de mota.

ordem

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.