Os vereadores do PS na Câmara das Caldas criticam o executivo por alegadamente não apostar no Sistema de Informação Geográfica (SIG). Os autarcas manifestam que solicitaram a presença, em reunião de Câmara, da responsável pelos serviços de georeferenciação digital da autarquia. “Esta presença foi considerada necessária depois de perceber-se a relação de dependência que se demonstrou existir entre a eficiência do Regulamento Municipal de Protecção Civil, o Plano Municipal de Emergência e a fiabilidade das informações fornecidas pelo SIG”, referem. “Os esclarecimentos fornecidos revelam a existência de abundantes estorvos a uma aposta na informação geográfica digital na Câmara das Caldas da Rainha. Falta de licenciamento de software, inadequação de hardware disponível e uma flagrante exiguidade de meios humanos são factores de monta que, no presente momento, não permitem estabelecer uma relação suficiente e competente entre os serviços de Protecção Civil e as informações consultáveis no SIG”, indicam Delfim Azevedo e Rui Correia. Neste sentido, os vereadores do PS contestam “a falta de prioridade, humana e logística, que o executivo PSD atribui, desde há muitos anos, a um serviço tão vital para o quotidiano de uma autarquia, nomeadamente como instrumento basilar de apoio à decisão, constantemente actualizado e disponível”. De acordo com os socialistas, “outros municípios com a mesma dimensão das Caldas da Rainha empregam dez, vinte funcionários, a tempo inteiro, dedicados em exclusivo a esta tarefa. Nas Caldas da Rainha o trabalho está a cargo de uma pessoa. Aquilo se gasta hoje no SIG é um décimo do que se economiza amanhã. Fazê-lo poupa muito dinheiro ao município e permitirá, entre muitas outras vantagens, superar inúmeros constrangimentos ao Departamento de Planeamento e Urbanismo, cuja acção não pode restringir-se a analisar projectos de obras, mas a pensar o urbanismo e o planeamento interdisciplinar do concelho, suportado em plataformas digitalizadas actualizadas e credíveis; como se faz noutros concelhos do país”.
Socialistas contestam meios da Câmara para o Sistema de Informação Geográfica
Últimas
Artigos Relacionados
Competições de hóquei em patins
O Hóquei Clube das Caldas tem várias equipas em competição em hóquei em patins. No dia 23 de março, pelas 11h00, os escolares recebem, no pavilhão da Mata, o Sporting Clube de Tomar, depois de no passado domingo terem jogado na casa do Hóquei Clube de Turquel.
Dia Digital e Telessaúde
A Unidade Local de Saúde do Oeste, em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, vai promover o Dia Digital e Telessaúde, na Sala de Formação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Bombarral, no dia 26 de março, a partir das 10h00.
Almoço de antigos alunos
O almoço dos antigos alunos da escola primária do Sobral do Parelhão, no Bombarral, vai ter lugar no dia 30 de março, pelas 13h00, numa iniciativa da Sociedade Recreativa Sobralense, onde o evento se realizará.
0 Comentários