O Governo assinou na semana passada os contratos-programa que permitem o pagamento imediato a onze autarquias de um total de 5,8 milhões de euros para fazerem face aos estragos provocados pelo mau tempo no Inverno de 2009. Os municípios apoiados são sobretudo do Oeste, cuja intempérie que antecedeu o último Natal provocou uma série de estragos nas povoações, bem como a falta de energia eléctrica. Chamusca, Alpiarça, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Lourinhã, Cadaval, Almeirim, Rio Maior, Torres Vedras e Alenquer são os 11 municípios que vão receber o apoio estatal, concretizado pelos contratos assinados pela Secretaria de Estado da Administração Local, no âmbito do Fundo de Emergência Municipal. O valor atribuído pelo Governo – cerca de 5,8 milhões de euros – representa quase metade do que tinha sido pedido pelas autarquias afectadas pelas intempéries de 2009, que era de 9,66 milhões de euros. Um valor calculado depois do levantamento feito não só pelos autarcas, como também pela protecção civil e bombeiros. A tutela explica que as autarquias tiveram direito à comparticipação máxima permitida pela lei, ou seja, 60%.
Estragos no Oeste recebem compensação financeira de 60%
Últimas
Artigos Relacionados
Quedas de estruturas e arrastamento de terras no Bombarral
No seguimento da depressão Martinho, foram registadas, desde a madrugada de 20 de março até às 17h00 desse dia, 53 ocorrências no concelho do Bombarral.
Encerramento de espaços na Serra de Montejunto
Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.
Queda de árvore interditou EN114 em Vidais
Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.
0 Comentários