O II Simpósio Internacional de Castelos, que decorrerá de 10 a 13 de Novembro, será o ponto alto das comemorações do Centenário da Classificação do Castelo de Óbidos. Depois da realização do primeiro simpósio em Palmela, há 10 anos, Óbidos organiza a segunda edição da iniciativa, comissariada por Isabel Cristina Ferreira Fernandes, e subordinada ao tema “Fortificações e Território na Península Ibérica e no Magreb (Séculos V a XVI)”. A orientação científica deste destacado fórum cabe a uma Comissão composta por eminentes investigadores nacionais e estrangeiros, representando universidades e outras instituições ibéricas, francesas e inglesas. A iniciativa contará com a participação de alguns dos maiores especialistas em castelos do espaço mediterrânico, num total de mais de uma centena de investigadores provenientes de Portugal, Espanha, França, Marrocos, Tunísia e Reino Unido. Cientificamente é um evento da maior importância, dirigido a um público especializado, mas também a todos quantos desejem ficar a conhecer os mais recentes estudos sobre castelos. Estarão presentes entidades como a Universidade Autónoma de Barcelona e Universidade de Oviedo (Espanha), a Universidade de Paris IV – Sorbonne e Universidade de Lyon II (França), a Universidade de Kairouan e Universidade de Tunis (Tunísia), o Institut National des Sciences de l’ Archéologie et du Patrimoine e Universidade de Chouaib Doukkali (Marrocos) e a Universidade Nova de Lisboa – FCSH e Universidade de Évora (Portugal), entre muitas outras instituições. As investigações sobre fortificações destas regiões, na última década, progrediram em várias frentes: na da análise documental, na da interpretação histórica e artística, na arqueológica, na metodológica, na da conservação e valorização. É tempo de proporcionar a partilha de experiências e resultados de pesquisas entre investigadores deste espaço de confluência mediterrânico – atlântico, aferindo afinidades, diferenças e novidades, com o objectivo primordial de estimular e divulgar a análise científica da fortificação medieval. A realização do II Simpósio Internacional sobre Castelos vem ainda reforçar todo o trabalho científico realizado sobre o concelho no âmbito da Rede de Investigação, Inovação e Conhecimento de Óbidos, projecto ímpar de investigação que reúne, em parceria com o Município de Óbidos, as Faculdades de Letras da Universidade de Coimbra e da Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e o Museu de História Natural da Universidade de Lisboa. Ainda no âmbito das Comemorações do Centenário da Classificação do Castelo de Óbidos, e em parceria com a Casa das Gaeiras, foi lançada em Óbidos, uma edição especial do vinho Gaeiras Branco com a marca “Centenário” que evoca a classificação do Castelo de Óbidos como Monumento Nacional. Uma clara associação entre o património vinícola e o património construído na valorização histórica do concelho de Óbidos.
Óbidos acolhe II Simpósio Internacional de Castelos
28 de Outubro, 2010
O II Simpósio Internacional de Castelos, que decorrerá de 10 a 13 de Novembro, será o ponto alto das comemorações do Centenário da Classificação do Castelo de Óbidos. Depois da realização do primeiro simpósio em Palmela, há 10 anos, Óbidos organiza a segunda edição da iniciativa, comissariada por Isabel Cristina Ferreira Fernandes, e subordinada ao […]
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Jovens empreendedores dinamizam No Ar Insufláveis
Henrique Coelho e Tatiana Tomé são dois jovens empreendedores que fundaram nas Caldas da Rainha a No Ar Insufláveis, dedicada à área de entretenimento infantil.
Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia
A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.
Trocar papel velho por plantas
Trocar papel velho por plantas vai ser possível na Junta de Freguesia de Alfeizerão, no dia 21 de março, no âmbito da campanha de recolha de papel.
0 Comentários