Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Limpeza de rios em Tornada para evitar cheias

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Junta de Freguesia de Tornada conseguiu finalmente fazer aquilo que há anos queria que fossem as entidades públicas a realizar, que era limpar o Rio de Tornada e a Vala da Palhagueira, de modo a que não houvesse inundações no Inverno. “O rio estava sujo, cheio de canas, tinha bancos de areia e com […]
Limpeza de rios em Tornada para evitar cheias

A Junta de Freguesia de Tornada conseguiu finalmente fazer aquilo que há anos queria que fossem as entidades públicas a realizar, que era limpar o Rio de Tornada e a Vala da Palhagueira, de modo a que não houvesse inundações no Inverno. “O rio estava sujo, cheio de canas, tinha bancos de areia e com isso saiu do seu leito, invadindo as propriedades, estradas e habitações. Junto à ponte da A8 o rio rebentava sempre e uma casa estava todos os anos em perigo”, disse Henrique Teresa, presidente da Junta. O autarca relata que os proprietários dos terrenos conversavam muito sobre a limpeza do rio, cuja competência pertencia ao Ministério do Ambiente, mas que mais tarde passou para os donos das terras. “Assim que passou para a competência dos proprietários o Ministério do Ambiente levantou alguns autos para limpar as margens do rio. Nós éramos para fazer a limpeza no ano passado, mas como tínhamos de pedir autorização ao Ministério do Ambiente, essa autorização só veio na época em que já não se podia intervir, porque já era Inverno. Guardámos para fazer este ano, no Verão”, disse. “Para o trabalho ficar como está, esperámos um ano e assumimos um compromisso sem saber o que é que tínhamos da parte dos proprietários. Assumimos esse risco. Temos o rio todo limpo numa extensão de quase dois quilómetros, mas ainda temos alguns proprietários por notificar, como a Auto-Estradas do Atlântico e temos outros que estão renitentes em pagar e por isso a Junta entrou com dinheiro. Estamos a falar de uma verba que ronda mais de cinco mil euros, porque ainda não temos as contas todas encerradas com o senhor que trabalhou com a máquina”, revelou. O rio de Tornada, desde a ponte de Barrantes até à ponte da Estrada Nacional 8, foi limpo. Para nascente pertence a Salir de Matos e ao Coto e a poente a Salir do Porto e a Alcobaça. “Esta limpeza foi uma mais-valia para os terrenos dos proprietários e é uma segurança para a população, porque desta forma o rio já não salta das margens. Sempre que chovia, havia uma casa que tinha sempre água e os bombeiros vinham cá retirar as pessoas. Era uma situação insustentável. Agora é preciso fazer manutenção deste trabalho”, vincou o presidente da Junta. Foi também limpa a Vala da Palhagueira, no Campo, porque aquela zona possui água durante todo o ano. “A Vala tem vários problemas. É estreita, tem caudal de água o ano inteiro e precisava de uma limpeza”, disse. Pela limpeza ao rio Henrique Teresa calcula que o Inverno será mais calmo em termos de cheias em Tornada, justificando que esta acção “compreendida por uns e não compreendida por outros” foi realizada “com o intuito de resolver os problemas da população e salvaguardar os bens das pessoas”. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago