A Associação Jardim Infantil de Ferrel comemorou o seu quadragésimo aniversário num clima de festa. Actualmente a organização possui uma valência de Creche e Formação profissional, mas há vontade de alargar horizontes. Joaquim Jorge, presidente da direcção da Associação Jardim Infantil de Ferrel, explicou que “o edifício que construímos foi destinado para actividades de tempos livres, mas quando estávamos a terminar a obra, o Governo decretou o prolongamento de horário nas escolas e veio tirar a finalidade ao edifício. Agora vamos dar utilidade ao espaço com o aumento da creche, com cerca de 30 bebés que estão em lista de espera e vamos aumentar a capacidade para a pré-escola com a inclusão de mais algumas crianças”. A creche, que engloba berçário e transição, tem 40 bebés e no pré-escolar a capacidade é de 70 crianças até aos cinco anos. O espaço vai ser ainda utilizado para o apoio social, para uma parceria com o Banco Alimentar, além da instituição participar ainda na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens. “O edifício não está desaproveitado, mas já nos candidatámos à formação”, explicou o presidente da direcção, que comanda 21 funcionárias. “A saúde financeira está estável”, manifestou Joaquim Jorge, que lembra que o edifício custou cerca de 450 mil euros, dos quais 321 mil foram pagos inteiramente pela associação, sendo a comparticipação do Estado em cerca de 80 mil e da Câmara 40 mil euros. A Junta de Freguesia anterior deu nove mil euros, disse o dirigente. Simultaneamente com a inauguração do edifício foram organizadas conferências destinadas à família, já que é intenção da instituição ter o papel da família mais actualizado. “As conferências servem para formar as famílias e é nisso que vamos apostar, porque somos uma instituição de solidariedade social”, referiu. A directora da instituição, Sara Caldas, relembrou o historial da instituição, explicando que durante uma festa de Natal na Escola Básica do 1º Ciclo foi feito o apelo à comissão instaladora de criar um Jardim de Infância em Ferrel. Cerca de um ano depois começava a funcionar o primeiro jardim-de-infância num salão de baile adaptado. Ao longo de vários anos foram realizadas obras de mudanças de instalações até que em 1981 foram iniciadas as obras das actuais instalações, com a sua inauguração em 1983, na presença da então secretária de Estado da Segurança Social Leonor Beleza. Em 1986 foi registada como instituição de solidariedade social e algum tempo depois viu a sua valência passar para utilidade pública. Em 2006 foram iniciadas as obras de ampliação do ATL e cozinha. Carlos Barroso
Associação Jardim Infantil de Ferrel preocupada com as famílias
28 de Outubro, 2010
A Associação Jardim Infantil de Ferrel comemorou o seu quadragésimo aniversário num clima de festa. Actualmente a organização possui uma valência de Creche e Formação profissional, mas há vontade de alargar horizontes. Joaquim Jorge, presidente da direcção da Associação Jardim Infantil de Ferrel, explicou que “o edifício que construímos foi destinado para actividades de tempos […]

Associação Jardim Infantil de Ferrel preocupada com as famílias
(0)
.
Últimas
Artigos Relacionados
Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia
A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.
Trocar papel velho por plantas
Trocar papel velho por plantas vai ser possível na Junta de Freguesia de Alfeizerão, no dia 21 de março, no âmbito da campanha de recolha de papel.
Associação dos Mosteiros celebra 43 anos
O almoço comemorativo do 43º aniversário da Associação Recreativa, Desportiva e Cultural dos Mosteiros, na freguesia de Vidais, realiza-se no dia 23 de março, às 13h00.
0 Comentários